A III Edição da Oficina Leituras Dramatizadas, que circulou por cinco estados brasileiros e tem contribuído de forma eficaz para o incentivo ao prazer da leitura, foi adaptada para o formato virtual e está 100% disponível no Sympla Play. Início em 27 de março de 2021. Totalmente GRATUITA. Inscreva-se agora!

Com carga horária total de 20 (vinte) horas, os participantes terão acesso a dezessete videoaulas objetivas e com exercícios práticos, três encontros ao vivo com o professor via Zoom e à nova versão do e-book do método arte-educacional de incentivo ao prazer da leitura.

O método foi originalmente criado por dois arte-educadores e mestres em artes cênicas empenhados em encontrar estratégias para estimular a leitura em crianças e adolescentes através da arte. O método foi criado para que as/os participantes despertem o prazer da leitura em suas/seus estudantes por meio da experimentação e aplicação de técnicas de dramatização.

Após 8 (oito) anos de publicação, o método foi atualizado e reescrito para contemplar a Educação a Distância – EAD, permitindo que a experiência, antes presencial, possa ser desenvolvida virtualmente.

Com o domínio do método, as/os participantes serão capazes de aplicá-lo nas escolas, bibliotecas, pontos de cultura, grupos, associações, comunidades etc. em que atuam, podendo correlacioná-lo com outros conteúdos. Como resultado da oficina, cada turma fará ao menos uma leitura dramatizada pública (em meio virtual).

O conteúdo da oficina está dividido em 4 (quatro) partes e poderá ser acessado conforme a disponibilidade das/dos participantes.

Os conteúdos de cada parte estão disponíveis logo abaixo nesta página, mas também serão apresentados em encontros ao vivo com o professor – que também responderá as dúvidas das/dos participantes presentes.

Os encontros acontecerão nos sábados 27 de março e 03 e 10 de abril, sempre às 16h via Zoom Meeting e serão gravados e disponibilizados na plataforma da oficina (Sympla Play).

As 100 (cem) vagas serão distribuídas por ordem de inscrição e estarão disponíveis para qualquer brasileiro/a acima de 18 anos. A emissão do certificado está condicionada ao aproveitamento de pelo menos 75% da oficina, incluindo a entrega das atividades individuais.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da FUNDAÇÃO PEDRO CALMON (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A oficina será ministrada pelo professor Dr. Jones Mota, que também assina a autoria da nova versão do método arte-educacional de incentivo ao prazer da leitura e tem larga experiência com ensino, pesquisa, técnica e produção de teatro.

Jones Mota

Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia PPGAC-UFBA (2021/2016). Graduado em Licenciatura em Teatro pela Escola de Teatro da UFBA (2013). Tutor a distância da graduação em Licenciatura em Teatro EAD da UFBA (2020-). Foi professor substituto de arte/teatro no Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus (2019-2021) e do Curso de Técnico em Teatro em Pau Brasil-BA / MEDIOTEC SEDUC BA (2019). Diretor e fundador da Cia de Revista da Bahia (2010-). Integrante do Núcleo de estudos em Teatro Popular – NETPOP CNPQ (2016-). Trabalhou em mais de quarenta espetáculos nas funções de diretor, ator, dramaturgo, produtor e/ou iluminador. Tem experiência na área de arte-educação e produção cultural, com ênfase em teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de teatro, jogo, improvisação, iluminação, teatro de revista brasileiro, teatro contemporâneo, captação de recursos e gestão de projetos.

SERVIÇO:
O quê: III Oficina Leituras Dramatizadas
Inscrições: 15/03 a 01/04/21
Quando: de 27/03 à 10/04/21 (videoaulas disponíveis 24h, aulas ao vivo aos sábados)
Horário: 16h (apenas para os encontros ao vivo com o professor)
Onde: www.instagram.com/old.3ed (inscrições) https://www.sympla.com.br/aexon (oficina)
Quanto: gratuito
Vagas: 100 (por ordem de inscrição)