O segundo turno das eleições 2018 acontecem em 28 de outubro. O país volta às urnas para escolher o novo presidente e, em alguns estados, o governador.

Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) são os presidenciáveis que se enfrentam no segundo turno. Entre os estados onde haverão eleições para governador, estão São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja a seguir as regras do pleito:

Propaganda eleitoral

No segundo turno, a propaganda eleitoral começa em 12 de outubro e vai até 27 de outubro. Está permitido distribuir material gráfico, realizar comícios, e utilizar alto-falantes e amplificadores de som.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão pode começar 48 horas após a proclamação do resultado das eleições. Serão dois blocos de vinte minutos para cada cargo. Cada candidato, portanto, terá dez minutos em cada bloco para expor suas propostas.

No rádio, os blocos começam às 7h e às 12h. Na televisão, a transmissão se inicia às 13h e às 20h30. As propagandas serão transferidas até 26 de outubro, dois dias antes do segundo turno.

Debates

Ao todo, o segundo turno vai contar com seis debates. O primeiro será no dia 11 de outubro, e o último em 26 de outubro. O debate da RecordTV está marcado para 21 de outubro, às 22h.

Detenções

A partir de 13 de outubro, nenhum candidato que participa do segundo turno pode ser detido, salvo no caso de flagrante.

Após 23 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, a não ser em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

Eleitores

Todos os eleitores poderão votar no segundo turno, inclusive aqueles que não votaram no primeiro turno — desde que não tenham pendência com a Justiça Eleitoral.

O eleitor que não votou no primeiro turno tem até 6 de dezembro para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral. Já o eleitor que não votar no segundo turno terá até 27 de dezembro para se justificar.

Votação

O pleito ocorre em 28 de outubro, entre 08h e 17h, no horário local. No dia do voto, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, coligação ou candidato.

A partir das 17h, começa a divulgação dos boletins de urna, com a apuração e totalização dos resultados.

O último dia para a diplomação dos candidatos eleitos é em 19 de dezembro. Em 1º de janeiro de 2019, tomam posse os eleitos.