De virada: Leão vence o Bode e amplia vantagem na semifinal do Baianão 1O Bode até endureceu dentro de casa, mas não conseguiu segurar o Leão no primeiro embate da semifinal do Campeonato Baiano. O Vitória reagiu depois de sair atrás no placar e venceu por 2 a 1, de virada, na noite dessa quarta-feira (26), no estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. Sílvio abriu o placar da partida ainda no primeiro tempo, quando o Leão não jogava bem, mas Ayrton e William Henrique garantiram o triunfo rubro-negro marcando na segunda etapa.

A decisiva partida de volta da semifinal acontece no próximo domingo (30), em Pituaçu, com bola rolando a partir das 16h, e com vantagem do Vitória. O Leão poderá empatar ou até perder por um gol de diferença que ainda assim ficará com a vaga na decisão do Campeonato. O Vitória da Conquista terá a missão de vencer por pelo menos dois gols de vantagem se quiser desbancar o “xará”.

Bola rolando

Depois que a bola rolou no Lomanto Júnior bastaram alguns para se desenhar o primeiro quadro da partida. Mais à vontade em casa, o Bode mostrava mais iniciativa na saída para o ataque e mostrava atenção na marcação de saída do bola do rival. O primeiro susto, no entanto, acabou sendo rubro-negro. Aos dois minutos Hugo desceu pela direita, mandou o cruzamento para a área, Mota desviou e a bola passou sem ninguém completar na frente do gol.

O Leão demorava a se acertar no esquema tático, mas o Bode conseguia apresentar bom volume de jogo e movimentação. O mandante tentava chegar ao ataque principalmente nas jogadas rápidas e bolas lançadas e montava a defesa a tempo de segurar as investidas do rival. Os donos da casa chegaram com perigo aos 17 minutos. Índio recebeu o passe na ponta direita da área, manda o chute forte e Wilson conseguiu segurar.

Vitória tem dificuldade até para trocar passes, e na demora para conseguir ligar uma jogade de ataque, só deu o primeiro chute a gol aos 26 minutos. Hugo deu o passe de cabeça para Souza, ele manda o chute na área e Augusto se jogou para segurar.

No final do primeiro tempo o Bode apertou ainda mais no ataque e fez nascer o gol que já amadurecia. Aos 42 minutos Índio fez boa jogada pelo lado da área, mandou o cruzamento na medida para Tatu e ele acertou a trave. No lance seguinte, uma cobrança de escanteio, Sílvio acertou em cheio a cabeçada e mandou a bola para o fundo da rede de Wilson, na marca dos 44.

Sem o mesmo ímpeto do primeiro tempo, o Bode segurou mais o jogo na volta para o segundo tempo. Da mesma forma, o Vitória ainda não dava pinta de melhorar a situação que apresentou na etapa inicial, mas restou mais um pouco de tempo para o Rubro-negro ensaiar as primeiras investidas no ataque. Arriscando mais que os donos da casa, o Leão chegou ao empate aos 22 minutos. Dinei chega pelo lado esquerdo, passou para Ayrton na área e ele completa de primeira direto para a rede.

O Vitória aproveitou o gol para confirmar o momento de superioridade e continuou mais à frente depois de empatar. William Henrique entrou no lugar de Souza aos 27 minutos e quase fez o dele logo depois de pisar no gramado. Depois de invadir a área, ele tirou da marcação, mandou o chute cruzado e Augusto desviou para escanteio. Embalado, William Henrique comprovou que entrou bem e arrancou na jogada individual o gol de empate. Ele invadiu a área, passa por todo mundo e manda o chute certeiro aos 33 minutos.

A virada mexeu ainda mais com o Vitória da Conquista, o time recuou e passou a espera espaço no contra-ataque para sair jogando. O Vitória não se deu por satisfeito e seguiu marcando presença na área do Bode. Aos 36 minutos, mais uma vez William Henrique foi perigoso e acertou a trave depois de mandar a bomba de fora da área. A pressão rubro-negra se manteve até o final, mas o placar não mudou até o encerramento do duelo.

Vitória da Conquista 1 x 2 Vitória – 1º jogo da Semifinal do Baianão 2014
Data: 26/3/2014, 20h30
Local: estádio Lomanto Júnior, Vitória da Conquista
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação
Auxiliares: Elicarlos Franco de Oliveira e Dijalma Silva Ferreira Júnior

Vitória da Conquista: Augusto; Lorran (Fabinho), Mota, Sílvio e Paulo Victor, Edimar, Ramires, Moisés, Carlinhos (Carlinhos); Tatu e Índio (Elcimar). Técnico: Evandro Guimarães

Vitória: Wilson; Ayrton, Matheus Salustiano, Rodrigo Defendi e Juan; Lucas Zen (Mansur), Cáceres e Hugo; Marquinhos, Dinei (Alan Pinheiro) e Souza (William Henrique). Técnico: Ney Franco

Do Correio