Fundado em abril de 1985, o Clube de Regatas Jorge Amado foi homenageado nesta quarta-feira, 18, pela Câmara de Vereadores de Ilhéus. O seu presidente João Raymundo da Silva Santos recebeu uma Moção de Congratulações pelo retorno das atividades esportivas do clube, após 30 anos de inatividade.

A iniciativa partiu do vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD) e teve o apoio dos demais vereadores.

Considerada uma das mais atuantes agremiações esportivas de Ilhéus, no auge das suas atividades, o clube Jorge Amado chegou a contar com 1.152 atletas. Para este recomeço, a expectativa é de que beneficie 100 jovens na prática de canoagem e skate, duas modalidades olímpicas.

A denominação do clube é uma homenagem ao escritor Jorge Amado, sócio número 1 da agremiação esportiva. Foi ele próprio quem preencheu a sua filiação e a ficha é guardada como uma relíquia pelo clube.

Ao agradecer a homenagem, João Raimundo destacou a importância do retorno do clube no momento em que a Prefeitura também recria a Secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer. Isso, segundo ele, traz novas esperanças e perspectivas para o esporte amador da cidade.