A Defensoria Pública da Bahia e a Defensoria Pública da União solicitaram à Justiça, nesta sexta-feira (18), a execução da multa diária de R$ 10 mil ao governo estadual e federal por descumprimento da decisão judicial que determinou reforço de material e de pessoal para o combate ao incêndio na região da Chapada Diamantina.

A determinação feita no último domingo (13), pelo juiz Leonardo Tocchetto Pauperio, deveria ter sido cumprida até as 8h da última quarta-feira (16), mas, de acordo com a defensora pública Aline Khoury, somente parte do que foi pedido pela Justiça foi atendido.

“O governo da Bahia tem falado nos últimos dias que está investindo no combate ao fogo desde novembro, mas a decisão liminar defere reforço ao que o estado ja vinha fazendo. Então, a liminar só pode ser considerada cumprida caso haja reforço na atuação para além do que já estava sendo feito”, destacou.

Segundo informações do governo do estado, houve ampliação nas ações de combate aos incêndios na Chapada e mais de seis mil equipamentos já foram entregues com o objetivo de reduzir a incidência de focos de incêndios florestais.