O governador da Bahia, Rui Costa (PT), usou as redes sociais para publicar uma mensagem alusiva ao Dia da Proclamação da República, celebrado nesta segunda-feira (15). Em sua conta no Twitter, o governador sugeriu uma reflexão acerca dos valores em torno da data e escreveu que “democracia é cuidar de gente, defender comida no prato, igualdade racial, saúde, educação e inclusão social de verdade”.

“Que neste #15deNovembro a gente possa refletir sobre o verdadeiro patriotismo e os valores que fundaram a República brasileira há 132 anos. Cuidar de gente é fortalecer nossa democracia.  #ProclamaçãoDaRepública”,  escreveu Rui Costa.

A Proclamação da República ocorreu um ano e meio após a abolição da escravatura. No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca saiu de sua casa no centro do Rio de Janeiro, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares. Até entaão, o Brasil era o único país independente do continente americano governado por um imperador.