Por solicitação da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia recebeu nesta terça-feira (07) o superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero, Jonas Maurício Lopes, para tratar dos aeroportos administrados pelo órgão na Bahia. O objetivo da audiência foi obter esclarecimentos sobre a situação dos aeroportos de Salvador, Ilhéus e Paulo Afonso, que são administrados pela Infraero, além de informações sobre a implantação do novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, que tinha recursos alocados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC -2), mas não teve suas obras iniciadas.

Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ângela Sousa cobrou do representante da Infraero explicações sobre a conclusão da reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Salvador, uma vez que as obras tinham previsão de término para o inicio da Copa das Confederações, mas se encontram praticamente paradas. A deputada também pediu esclarecimentos sobre o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, enfatizando que nem a área a ser desapropriada para a implantação do novo terminal de passageiros foi definida, causando grande insatisfação na comunidade local.

“Precisamos desse diagnóstico para que possamos ir à Brasília, no Ministério da Defesa e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cobrar soluções para que esse projeto saia do papel”, ressaltou a parlamentar. Ângela Sousa disse ainda que, como medida emergencial, poderia ser feito alguns investimentos para requalificação do aeroporto de Ilhéus, a exemplo do aumento de esteira para bagagens, revitalização das salas de embarque e desembarque, como também melhorias no sistema de ar condicionado, dentre outras intervenções.

Como possível solução para os problemas apresentados no aeroporto de Ilhéus, o superintendente ressaltou que deveria ser adotado um procedimento de estudo aeronáutico onde se estabelece padrões que devem ser seguidos para se evitar riscos. Com essa medida, muitas questões relacionadas à infraestrutura seriam resolvidas até que o novo aeroporto seja efetivado.

A deputada Ângela Sousa destacou que as discussões sobre os investimentos para os aeroportos serão intensificadas pelo colegiado, através de novas audiências com a participação de demais instituições envolvidas na questão para que se amplie e intensifique o diálogo.