Esta semana em Ilhéus, a agente de Saúde Diala Magalhães esteve reunida com o ex-secretário Fábio Vilas-Boas, e, a amiga Domilene, diretora regional de saúde, em Ilhéus, quando na oportunidade foi discutido o futuro político de Fábio Vilas-Boas, ex-secretário de saúde do estado da Bahia. Diala tem uma relação bem próxima com Fábio e este, tem um carinho especial com Diala, sua amiga, eleitora e incentivadora.

Fábio Vilas-Boas é natural de Salvador, 67 anos, é médico e doutor em cardiologista. Durante a sua gestão à frente da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) focou em atribuir eficiência e resolutividade aos processos e atividades da Secretaria, com o objetivo de oferecer assistência com maior oferta e mais qualidade para a população. Entre 2015 e o primeiro semestre de 2017, foram abertos 640 leitos em toda a Bahia. Destes, 504 leitos foram na capital baiana.

Entre as inaugurações, destacam-se o Hospital Geral do Estado 2 (HGE2), o Hospital da Mulher (HM) e duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), sendo uma em Feira de Santana e outra em Vitória da Conquista. Implantou a Parceria Público-Privada de Diagnóstico por Imagem (PPP de Imagem) que possibilitou o aumento na oferta de exames de bioimagem em todo o estado e a compra de novos e a substituição de aparelhos antigos, como tomógrafos, ressonâncias magnéticas e mamógrafos. A PPP foi implantada em 11 unidades estaduais na capital Salvador e em hospitais no interior do estado. Também inaugurou o Hospital Costa do Cacau, uma das obras destaque de sua gestão como secretário de saude do estado.

Implantou os Consórcios Interfederativos de Saúde, que consistem na união de municípios de uma mesma região com a finalidade de dividir os custos locais da saúde. Para alguns Consórcios firmados, foi autorizada a construção de uma policlínica voltada para oferecer atendimento de múltiplas especialidades e exames, possibilitando que os cidadãos não precisem viajar longas distâncias para serem atendidos, desafogando também os grandes centros e hospitais.

“Estaremos apoiando Dr. Fábio Vilas-Boas em 2022, independente do partido, não apenas por ser meu amigo, mas pela competência e vida ilibada de homem público que muito fez por nossa cidade e pelo estado”, afirmou Diala ao jornaldoradialta.com.br