Um diálogo sobre o direito à educação em tempos de pandemia ganhou destaque nesta segunda-feira, 25, durante a palestra online conduzida pela professora Gilvânia Nascimento, que também integra a coordenação do programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Litoral Sul – AGIR-LS.

O evento contou com a participação de secretários municipais de Educação, o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, a dirigente do Fórum de Secretários Municipais, Luzinete Miranda, o Pró-reitor de Extensão, Neurivaldo de Guzzi Filho e o professor Emerson Lucena, coordenador da Coinc.

Os municípios estão vivendo a retomada da educação nos municípios da região. Junto a isso, Gilvânia ressaltou uma série de ações que devem ser adotadas pelos gestores, a começar pelo o planejamento, que é fundamental para a garantia do direito à educação, mas também à vida, através dos protocolos sanitários de biossegurança.

“O planejamento precisa ser debatido com os órgãos, as instituições, a sociedade. Os municípios precisam montar uma estrutura de comunicação que dialogue com a comunidade. As escolas precisam se reorganizar para receber os estudantes nesse período pós pandemia”, declarou a palestrante.

Ao longo do encontro, os participantes expressaram suas opiniões relacionadas à retomada das atividades de ensino. “A cautela deve ser a base de nossas decisões nesse momento tão incerto para a sociedade”, destacou Miriam Figueiredo. Já “o diálogo é preciso e necessário, porque só assim os direitos e deveres legais da educação acontecem”, declarou Darlene Reis.