O colegiado de Direito da Faculdade de Ilhéus passa a oferecer o curso de Prática Cível aos alunos do sétimo semestre, no sentido de melhor prepará-los para ingressarem na disciplina Estágio Supervisionado. De acordo com o professor Leandro Alves Coelho, essa “é uma demanda que já existia no curso de Direito, principalmente no âmbito do Estágio, com a finalidade de proporcionar mais amadurecimento do ponto de vista processual. ”

O projeto foi implementado agora, no mês de setembro, sob a supervisão da coordenadora do curso, professora Ana Cristina Adry Argolo, no sentido de trabalhar um processo que tenha o máximo de informações processuais possíveis e viabilizar uma oportunidade de instrumentalização de tudo o que foi estudado ao longo de sete semestres até chegar ao estágio.

“Então, a gente seleciona um processo e trabalhamos ponto a ponto, da petição inicial até o recurso, passando por despachos, pela contestação, pelas manifestações das partes, ou seja, por tudo aquilo que ocorre dentro do processo, inclusive, instrução probatória, oitiva de testemunha, as diversas nuances processuais, inspeção judicial, prova pericial. Fazemos um “resumão” da parte processual como um todo, de modo que eles consigam enxergar o processo de maneira ampla”, explica o professor Leandro Coelho.

Coelho ressalta que para facilitar o trabalho foi selecionado um processo digital, “até porque a gente não tem mais processo físico, é muito difícil a gente ter. Baixei o processo todo em PDF, com autorização do cliente. Esse processo chegou até a fase de recurso, por isso que é interessante, começa desde petição inicial até a apresentação do recurso de apelação, contrarrazões e assim por diante”, acrescenta.

Conforme o professor, o curso de Prática Cível tem esse viés pragmático, do dia a dia do processo, de instrumentalização do direito, e foi especificamente preparado para os alunos do Estágio I, aqueles que estão iniciando a vida prática, do ponto de vista do processo. “A partir daí o aluno vai lidar com Processo Penal, através do Nupraj – Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade, com a professora Cintia e o professor Jackson, com visitas a delegacias, júri simulado, processo comentado e outras atividades”, afirmou Leandro Coelho.