A universalização do fornecimento de água tratada à população é uma realidade em Ilhéus, município do litoral sul do estado. Afinal, lá a cobertura da rede de distribuição chega a 97% da zona urbana e também beneficia mais seis distritos da área rural –Sambaituba, Aritaguá,São José, Couto, Santo Antônio e Banco Central. Outro distrito de Ilhéus é Olivença, única estância hidromineral localizada no litoral brasileiro, também é abastecido pela Embasa por meio de um sistema próprio.

Atualmente, o sistema de abastecimento de água (SAA) de Ilhéus atende 58.991 domicílios, o equivalente a uma população de 174.489 habitantes por meio de uma malha de 519.220 metros de tubulações. Nos últimos 14 anos, graças aos investimentos realizados na ampliação do acesso aos serviços de água, o município teve um incremento de 58,5% no número de ligações de água. Ilhéus conta com cinco estações de tratamento de água – Centro, Distrito, Pontal, Olivença e Banco Central – e três barragens de captação localizadas nos rios Iguape, Santana e Tororomba.

Esse desempenho é fruto de investimentos contínuos para ampliar o índice de cobertura e melhorar a qualidade da prestação do serviço de abastecimento de água. Exemplos mais recentes são a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pontal, a reforma da ETA Centro, a reforma da ETA de Banco Central e as intervenções para regularizar o fornecimento de água nas partes altas da cidade, encravada entre o mar e a montanha.

Investimento significativo também acontece no bairro Teotônio Vilela, o mais populoso de Ilhéus, e onde é desenvolvido o programa Com+Água, iniciativa em parceria com a sociedade civil visando reduzir o desperdício de água.

O município de Ilhéus já tem firmado com a Embasa o contrato de programa para a prestação de serviços de água e esgotamento sanitário nos próximos 30 anos. De acordo com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, estão em curso outras obras e projetos para atender a demanda futura gerada pelo desenvolvimento do município. “Um dos mais significativos é a contratação dos estudos de concepção para o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Ilhéus, que deve englobar a sede municipal e o litoral norte (até o limite do município de Uruçuca (Sargi/Serra Grande) e o litoral sul, no limite da Ilha do Desejo, no município de Una, e a oeste até a divisa com Itabuna, na BR 415”, explica Cedraz.

Após a conclusão dos estudos, prevista para o final deste ano, a Embasa vai contratar o projeto de ampliação do SIAA de Ilhéus, que terá automação e telemetria para monitoramento remoto.