A ordem dos desfiles do Carnaval 2016 foi divulgada ontem pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), no Diário Oficial do Município. A lista foi determinada em assembleias promovidas pelo conselho com entidades carnavalescas no mês de outubro.

Foram definidas a ordem dos desfiles de 210 entidades nos circuitos Sérgio Bezerra (Barra), Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) Batatinha (Pelourinho) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina). No Campo Grande, a novidade é que, depois de dois anos fora do circuito do Carnaval, a Rua Carlos Gomes voltará a fazer parte da festa.

Desde 2013, os trios que deixavam o Campo Grande seguiam pela Avenida Sete de Setembro e encerravam o desfile na Praça Castro Alves. “A inclusão da Carlos Gomes vai facilitar o fluxo dos foliões e diminuir a concentração na Castro Alves”, explicou o presidente do Comcar, Pedro Costa. Costa contou que foram os pedidos dos foliões que motivaram as entidades carnavalescas a solicitar a reativação da Carlos Gomes ao circuito.

Segundo ele, a lista divulgada ontem é definitiva, mas inclui apenas os blocos de trios. “Somente projetos especiais e os trios independentes entram depois na ordem do desfile, porque não estão definidas ainda as atrações”, explicou.

Mestre Bimba
Ainda de acordo com Costa, a lista deve ter alterações no circuito Mestre Bimba, considerado circuito oficial pela primeira vez. “Tivemos uma reunião no Nordeste de Amaralina, com todos os órgãos da prefeitura, entidades carnavalescas, para acertarmos os parâmetros das ações da polícia. Ainda vamos adaptar a ordem do desfile um pouco”, justificou. A festa no bairro termina só na Quarta-Feira de Cinzas com um arrastão pelas ruas do bairro.