O  Movimento Sem-Teto Democrático e De Lutas(MSTB-DL) comemorou um mês da ocupação “Povo Sem Medo”, na Estrada Velha do Aeroporto,  com festa natalina. Brincadeiras com as crianças, doações de presentes, rodas de ciranda, gincanas infatins, cachorro-quente, pipoca e doces animaram a criançada. O evento foi organizado pelas próprias famílias que residem no local, doações de militantes e movimentos sociais que defendem a luta por moradia na capital baiana.

Um dos destaques da festa natalina foi a doação de presentes feita por Policiais Civis do Estado integrantes do Coletivo Sindical Sankofa. Os brinquedos foram doados após a realização de brincadeiras e gincanas com a crianças.  Para Kleber Rosa, Policial Civil e membro do Coletivo Sankofa, a polícia tem o dever de garantir “ direitos” e preservar a dignidade dos cidadãos. “Entendemos que a moradia é um direito fundamental de qualquer ser humano. Viemos aqui para enfatizar que a polícia deve apoiar a luta pelo acesso à moradia”, frisou.

O natal  da ocupação  “Povo Sem Medo” contou com a participação do senhor José Alvino, 60 anos, morador da ocupação que se caracterizou de Papai Noel . As famílias apostaram na ideia de  um Papai Noel negro como símbolo da negritude  encontrada na ocupação. “ Foi uma satisfação muito grande poder representar o papai noel para essas crianças extremamente pobres e carentes . Acho que elas se identificaram com um papai noel parecido com o pai delas”, comemorou José Alvino. 

Cristina Silva, liderança do MSTB-DL, ressaltou que as famílias da ocupação são excluídas da sociedade, não possuem emprego fixo, não tem acesso à moradia popular e sofrem com o preconceito. “Algumas pessoas, de forma preconceituosa, enxergam o sem-teto como vândalo e marginal. Esse tipo de evento ajuda a aumentar a autoestima, principalmente, das crianças e das mães que não tem condição de comprar presentes para os filhos”, explicou. O Natal Afro ocorreu nesta terça-feira (22).

Contatos Jaqueline Barreto (71)8788-7261\ 91337802