A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia realiza Audiência Pública remota “Efeitos da Pandemia na Saúde Mental”, na terça-feira (20), às 11h. Presidida pela deputada estadual Fabíola Mansur, o encontro terá a participação da Dra. Soraya Carvalho – Coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio da SESAB e do Professor Titular de Psiquiatria da UFMG, Humberto Correa.
Pouco mais de um ano de pandemia de COVID-19, como está a saúde mental da população? Desde que o isolamento social foi recomendado como importante medida para controle da maior crise sanitária mundial, outra preocupação se somou à da propagação do vírus: a manutenção da saúde mental da população diante de um cenário tão inesperado.
Esse é um debate importantíssimo e urgente, uma vez que somos uma comissão de Serviços Públicos. O distanciamento social, a sobrecarga, o medo, incertezas que rodeiam a todos durante a Pandemia, desencadeiam uma realidade extremamente estressante para muitos, que inclusive não conseguem ter o apoio necessário para tratamento adequado“, destacou a deputada Fabíola.
Segundo pesquisa do instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).
A audiência será realizada remotamente pelo Zoom e a transmissão ao vivo poderá ser vista através do facebook MansurFabiola.