O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD) participou nesta sexta-feira do primeiro dia da Assembleia Geral do Povo Tupinambá de Olivença. O ato reuniu 23 comunidades tupinambá. Na abertura, foram debatidos temas como a defesa da vida e dos direitos originários. O evento aconteceu na comunidade de Águas de Olivença, na aldeia Itapuã.

Ao discursar para centenas de índios e autoridades baianas, Moraes destacou que é preciso que a etnia acredite nas oportunidades de geração de renda, valorizando a preservação cultural e do meio ambiente. Lembrou que as instituições públicas devem ter um olhar de respeito e de ajuda aos tupoinambá, já que “é deste grupo social específico e expressivo que o poder público tem a obrigação de estar perto”.

Além do presidente da Câmara, também prestigiaram a iniciativa os vereadores Cláudio Magalhães (PCdoB), representante da etnia na Câmara, e os vereadores Enilda Mendonça e Augusto Cardoso, o Augustão, ambos do PT. Estiveram ainda presentes ao ato, representações da Funai, Sesai, Defensoria Pública do Estado da Bahia e das organizações indígenas Apoime, Copiba e Forum Meiba.