A reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus estão em fase de conclusão. O equipamento, localizado no bairro Teotônio Vilela, recebe melhoria nas instalações elétricas e hidráulicas, telhados e forros, além da recuperação ou troca das esquadrias internas e externas. As áreas do canil e gatil, que eram seis, agora passaram para 12, receberam azulejos e pisos antiderrapantes. Os serviços estão sendo executados com recursos próprios do município.

O secretário municipal de Saúde, AntonioOcké, que visitou o local, informou que mesmo com a execução dos serviços, os médicos veterinários e demais funcionários do CCZ trabalham normalmente. “Os técnicos do setor atuam no controle populacional de animais errantes, na prevenção de doenças que podem ser transmitidas ao homem, a exemplo de raiva, leptospirose, leishmaniose, além de agir no combate a caramujos, ratos e escorpiões, em todo o município”.

Já o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Aloísio Corrêa Leite, ressaltou que os currais passaram por reforma, assim como a guarita, sala de cirurgias e de vacina. Já as baias onde ficarão os animais de grande porte apreendidos estão sendo ampliadas e melhoradas.