O prefeito Mário Alexandre, o vice-prefeito Bebeto Galvão, gestores de cidades do sul da Bahia e representantes do trade turístico participaram na terça-feira (29) de audiência com os ministros do Turismo, Gilson Machado e da Cidadania, João Roma, realizada no auditório do Hotel Aldeia da Praia, em Ilhéus.

Atendendo o convite feito pelo chefe do Executivo ilheense, a comitiva realizou um passeio pelo Centro Histórico da cidade, com paradas no Palácio do Paranaguá, Teatro Municipal e na Catedral de São Sebastião. Os ministros se comprometeram a prestar auxílio, com anúncio de investimentos no setor turístico para alavancar a economia da região.

Mário Alexandre ressaltou que o apoio na captação de recursos é necessário para promover a retomada econômica dos municípios. “A união entre os diversos setores é fundamental para dar impulso ao desenvolvimento da nossa cidade e das cidades que fazem parte da nossa região. Então, a gente acredita que esse trabalho de parceria é necessário para fortalecer a atividade, atender as demandas do setor e oferecer conforto e bem-estar aos visitantes e melhor qualidade de vida ao nosso povo”.

O evento também contou com as presenças do Secretário Especial de Cultura, Mário Frias; da Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Larissa Peixoto; dos deputados federais João Carlos Bacelar e Júlio César Ribeiro; secretários; assessores e autoridades civis e militares.

A audiência abordou os desafios no pós-pandemia, com o início de estudos sobre o potencial turístico do sul do estado. A melhoria estrutural do aeroporto Jorge Amado e ampliação da oferta de voos também foram pautas do encontro.

Na ocasião, foi apresentado o projeto “Ilhéus Rumo aos 500 Anos”, iniciativa que faz parte da estruturação do Museu da Capitania, ambiente que terá como missão salvaguardar o acervo que testemunha meio milênio da formação cultural, social e econômica de uma das cidades mais importantes dentro da história do Brasil. A visita dos ministros também integra as comemorações do aniversário de 487 anos do município, celebrado na segunda-feira (28).