Em um duelo bem disputado e recheado de gols, o Vitória levou a melhor, venceu a Juazeirense na tarde deste sábado (15), em Pituaçu, e garantiu o primeiro lugar do grupo 2 do Baianão. O Leão venceu por 3 a 2 e de quebra ainda confirmou antecipadamente a melhor campanha da segunda fase do certame. A maioria dos gols da partida saíram na segunda etapa, mas ainda no primeiro tempo Dinei abriu o placar. Felipe e Marquinhos completaram os tentos rubro-negros na etapa final e Júnior, o Diabo Loiro, marcou os dois do Cancão de Fogo no seu retorno ao futebol baiano.

Com 19 pontos marcados, o Vitória não pode mais ser alcançado pelo Vitória da Conquista, segundo colocado do grupo 2, com 12 pontos e dois jogos a disputar. A campanha invicta até então garante vantagem rubro-negra na disputa das semifinais. A Juazeirense segue na segunda colocação do grupo 3, com cinco pontos, mas aguarda a finalização da penúltima rodada para saber quais serão suas chances no desfecho da fase.

(Foto: Robson Mendes/CORREIO)

(Foto: Robson Mendes/CORREIO)

Para encerrar a segunda fase o Leão terá pela frente o segundo clássico BaVi do ano. No próximo domingo (23), o Vitória visita o Bahia na Arena Fonte Nova para o duelo cheio de rivalidade, com bola rolando a partir das 16h. Mas antes disso, no meio da semana o Rubro-negro estreia na Copa do Brasil. O primeiro jogo contra o JMalucelli será na quarta-feira (19), às 19h30, no Ecoestádio, em Curitiba-PR.

Ainda na briga pela classificação para a semifinal, a Juazeirense encerra a fase em casa. Também no domingo, às 16h, o Cancão receberá o Galícia no estádio Adauto Morais, em Juazeiro.

Bola rolando
O jogo teve um começo marcado pelo equilíbrio em Pituaçu. A Juazeirense iniciou com a defesa bem armada para evitar a surpresa nos primeiros minutos. A equipe do Cancão de Fogo chegava a colocar quase todos os homens atrás da linha da bola, esperando o erro rubro-negro para sair no contra-ataque. Ficou difícil para o Vitória achar a brecha na defesa da Juazeirense. O Leão demorou a encontrar, mas quando conseguia, chegava com objetividade na área do rival.

A primeira grande chance rubro-negra surgiu aos 12 minutos. Marquinhos desceu com velocidade no bote pela esquerda, serviu Dinei na entrada da área, ele chegou batendo, mas a bola explodiu em cima do zagueiro. Dois minutos depois o Leão voltou a oferecer perigo na bola levantada para a área. Dinei subiu no meio da marcação, cabeceou para baixo e mandou perto do gol.

C_VIJUA2

(Foto: Robson Mendes/CORREIO)

Diante do esquema defensivo dos rivais, os jogadores do Vitória dinamizaram a movimentação entre os lados do campo na tentativa de confundir a marcação. E foi em mais uma jogada com velocidade que o Leão encontrou o caminho do gol antes da Juazeirense. Dinei recebeu a bola espirrada na área da Juazeirense depois do passe de Wellison, chutou mesmo travado pela zaga e marcou aos 24 minutos.

O esquema de jogo permaneceu firme nos dois lados, com a marcação forte da Juazeirense e os botes em velocidade do Leão, mas foi na bola parada, já no final do primeiro tempo, que o Vitória quase ampliou. Ayrton cobrou a falta quase em cima da linha da grande área do Cancão de Fogo, chutou colocado e acertou a trave de Vinícius, aos 43 minutos.

A etapa final da partida começou com muita movimentação e os gols saíram já nos primeiros minutos. Primeiro o Vitória aumentou a vantagem no placar, aos quatro minutos. Felipe recebeu o passe na meia-lua, puxou para o lado, tirou da marcação e bateu com categoria para fazer um belo gol. Mas mal deu tempo de comemorar. Aos seis a Juazeirense diminuiu. Bruno Matos mandou o cruzamento e Júnior, o Diabo Loiro, mergulhou para completar.

Por muito pouco o Vitória não prosseguiu na sequência e voltou a marcar aos oito minutos. Marcelo chutou cruzado da direita da área, o goleiro Vinicius desviou, a bola sobrou no pé de Dinei, de cara com o gol na pequena área, mas no susto ele chutou por cima da meta.

A barreira de marcação do Cancão não tinha mais o mesmo efeito da primeira etapa, mas em compensação o time coloca mais pressão na defesa do Vitória. E foi num contra golpe depois de um ataque da Juazeirense que o Vitória chegou ao seu terceiro gol. No contra-ataque, José Wellison mandou o lançamento na medida para Marquinhos, ele recebeu na entrada da área, invadiu sozinho e chutou na saída do goleiro para fazer o dele, aos 21 minutos.

(Foto: Robson Mendes/CORREIO)

(Foto: Robson Mendes/CORREIO)

O jogo seguiu quente, apesar da chuva que chegou a cair em Pituaçu, e a Juazeirense tentava manter presença no ataque para diminuir. Aos 26′, Thiago Laranjeira mandou o cruzamento da esquerda, Júnior esticou a perna na pequena área, ainda tocou, mas manda por cima do gol. Três minutos depois o Diabo Loiro teve nova oportunidade, e dessa vez não desperdiçou. Junior aproveitou o lançamento para a área, insistiu e manda para o fundo da rede depois de dividir com Wilson.

Deixando o jogo mais uma vez indefinido, a Juazeirense partiu para cima, mas a defesa rubro-negra ia dando conta de segurar. Nos minutos finais foi o Leão que partiu para cima e o quarto gol quase saiu aos 41′. Marquinhos mandou o passe para William Henrique, ele dominou na área, mandou a bomba e Vinicius fez grande defesa, não deixando mais que o placar mudasse até o apito final.

Vitória 3 x 2 Juazeirense – 7ª rodada da segunda fase do Baianão 2014
Data: 15/3/2014, 16h
Local: estádio de Pituaçu, Salvador
Árbitro: Rafael Luís de Almeida Santos
Assistentes: Adson Marcio Lopes e Jucimar dos Santos Dias
Vitória: Wilson; Ayrton (Nino), Matheus Salustiano, Jonathan Ferrari e Juan (Mansur); Marcelo, Cáceres, José Welison e Felipe (William Henrique); Marquinhos e Dinei. Técnico: Ney Franco
Juazeirense: Vinícius; Joãozinho, Edy, Rodrigo e Adriano Chuva; Vaguinho, Naldo, Jacson (Nen) e Thiago Laranjeira; Bruno Matos (Sylvestre) e Junior. Técnico – Barbosinha

Reportagem iBahia