Em menos de uma semana, cinco freiras da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, no Centro de Curitiba, morreram em decorrência da Covid-19.

A madre conta que desde o início da pandemia, nenhuma irmã havia testado positivo para a doença. Contudo, no fim do mês de agosto, uma das freiras começou a apresentar sintomas que acreditava ser apenas de gripe.

Das 51 irmãs que fazem parte do convento, 29 foram diagnosticadas com o novo coronavírus.

“Não nos atentamos que era o vírus. Tudo isso disseminou muito rápido aqui. Como é uma casa de idosas, atingiu algumas irmãs mais frágeis na saúde, com comorbidades, e algumas vieram a óbito. Hoje, nós estamos passando pela quarentena, concluindo essa fase, a maioria das irmãs está recuperada. Temos duas irmãs na enfermaria e uma na UTI, mas temos esperança que elas vão vencer”, comentou.

A madre contou que elas sempre seguiram as medidas sanitárias de combate à Covid e que apenas algumas das irmãs mais jovens saem para resolver algumas coisas.

Todas as freiras que morreram estavam com a imunização completa. Especialistas apontam que nenhuma vacina oferece proteção de 100% contra doenças, mas todas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte, principalmente depois da segunda dose.

É importante lembrar que vacinas funcionam, mas não são infalíveis. Ainda assim, apesar de a probabilidade de infecção após a vacina ser pequena, quanto mais a doença estiver circulando, maior é o risco de o imunizante falhar.