Depois do anúncio do pedido de demissão do atual ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, nomes começam a surgir como possíveis substitutos para o chanceler. Há quem defenda que a substituição aconteça no âmbito político, e há, ainda a corrente que defende que o novo ministro seja um embaixador. Nomes como Fernando Collor e do embaixador Luis Fernando Serra estão sendo considerados.

No senado, três nomes são citados nos bastidores: Fernando Collor (Pros-AL), Antonio Anastasia (PSD-MG) e Nelsinho Trad (PSD-MS). Há ainda quem defenda o nome do ex-presidente Michel Temer (MDB-SP), que é, porém, citado com menos força. O nome de Collor é considerado uma opção desde fevereiro, muito antes do anúncio da possível saída de Aráujo.

No campo diplomático, são lembrados os nomes de dois embaixadores: Luís Fernando Serra, que representa o Brasil na França, e Nestor Forster, embaixador nos Estados Unidos. O embaixador de Paris, no entanto, é visto por alguns parlamentares como uma opção tão ou mais radical que Ernesto Araújo.