Empresários associados a ACI participaram, nesta última quarta-feira, 14, da sessão de 100 dias da Câmara Municipal de Vereadores e acompanharam a leitura do pedido de providência do vereador Israel Cardoso, que defende medidas para auxiliar as empresas que estão sofrendo com a pandemia da Covid-19 e já foi entregue a Prefeitura de Itabuna.

O documento protocolado na Câmara foi motivado a partir do debate da ACI, CDL e Sindicom, que solicita do Poder Público Municipal, a isenção de IPTU e taxas de alvará para as empresas que sofreram fechamentos por conta da pandemia; a prorrogação e parcelamento do ISS; a suspensão da taxa de publicidade; suspensão da tarifa de água (bares, restaurantes e eventos) e criação de um plano de recuperação da economia no pós-pandemia.

De acordo com o diretor da ACI, Mauro Ribeiro, os empresários destacam ainda, a necessidade de estabelecer um auxílio para as empresas, que por mais de um ano vem enfrentando dificuldades para a manutenção dos seus negócios, sobretudo as pequenas e médias empresas.

“Essas empresas precisam de um auxílio para que consigam manter os empregos que elas geram, e se manterem de portas abertas, assim como o setor de eventos, bares, restaurantes, hotéis e serviços, que sofreram um grande impacto com as restrições”, destacou o empresário.

De posse desse documento, a prefeitura precisa analisar os estudos técnicos e a parte jurídica para verificar o que pode ser feito, e, com isso, transformar em um Projeto de Lei. “A partir de agora a gente vai dialogar com a prefeitura para que eles possam construir esse projeto com os benefícios e auxílios necessários para a manutenção da economia local”.