Na noite dessa quinta-feira (25), o diretório do PCdoB de Ilhéus reuniu diversas personalidades políticas baianas durante uma reunião virtual por meio do aplicativo Zoom e transmitida simultaneamente na página do vereador Cláudio Magalhães. O encontro comemorou os 99 anos do Partido Comunista do Brasil e referenciou a atuação política da instituição em defesa do povo brasileiro.

Durante as intervenções, os convidados da plenária lembraram das importantes passagens históricas e das articulações políticas que o partido conquistou no Brasil, na Bahia, na região sul do estado e em Ilhéus. Fatos marcantes integraram a pauta, como a luta pela estadualização da UESC, a defesa dos trabalhadores, apoio às organizações sindicais e principalmente a atuação do ex-deputado federal Haroldo Lima, falecido na última quarta-feira (24).

Haroldo foi lembrado com carinho, por todos que tiveram oportunidade de fala. A memória do ex-presidente Gustavo Silveira (Gustavão) também foi lembrada.  Um breve histórico da atuação parlamentar do PCdoB da Câmara de Vereadores de Ilhéus foi pontuado, com as passagens de Bebeto Galvão, atual vice-prefeito de Ilhéus, Marlúcia Paixão, Dr. Jó e o atual mandato do vereador Cláudio Magalhães.

Tanto representantes do PCdoB, quanto convidados fizeram menção da relação política e de amizade do ex-deputado federal Haroldo Lima e do socialista Napoleão Marques, também já falecido. Integrantes do partido comunista e outros participantes teceram duras críticas à condução política e administrativa do governo Bolsonaro, principalmente às ações desordenadas e atabalhoadas frente ao combate da Covid-19.

Durante algumas falas iniciais e finais, dirigentes do PCdoB fizeram referência a memória do sindicalista Nilson Santana, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ilhéus e ex-membro da Comissão Política do partido na cidade. Nilsão, como era mais conhecido, faleceu na última quarta-feira (24), em decorrência de complicações da diabetes.

Presentes – Alice Portugal, deputada federal (PCdoB/BA); Wenceslau Júnior, dirigente estadual do PCdoB/BA, Fabrício Falcão, deputado estadual PCdoB/BA, Cláudio Magalhães, vereador de Ilhéus (PCdoB); Josenaldo Cerqueira, presidente do PCdoB de Ilhéus; Rodrigo Cardoso, dirigente estadual do PCdoB/BA; Bebeto Galvão, vice-prefeito de Ilhéus (PSB); Jabes Ribeiro, secretário estadual do Progressistas/BA, José Nazal, ex-vice-prefeito de Ilhéus; Cacá Colchões, ex-vice-prefeito de Ilhéus; Enilda Mendonça, vereadora de Ilhéus (PT); Augustão, vereador de Ilhéus (PT); Luca Lima, vereador de Ilhéus (PSDB)  Ednei Mendonça, presidente do PT de Ilhéus, Laina Crisóstomo, vereador de Salvador – Laina Pretas Por Salvador (PSOL).

A organização do evento foi conduzida por Cris Joia, secretária de Organização do PCdoB de Ilhéus e por Thiago Pascoal, secretário de Finanças do partido no município. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), chegou a entrar na reunião, porém enfrentou problemas de conexão. Outras lideranças participaram do encontro, amigos e simpatizantes do PCdoB acompanharam o evento ao vivo pelas redes sociais.