Um lugar para aprender, brincar e sonhar. Esse é o lema que a Escola e Brinquedoteca A Casa Amarela vem seguindo há cinco anos, em Ilhéus. No último sábado (22), a instituição celebrou seu aniversário com um evento especial voltado aos seus estudantes, promovendo uma tarde recreativa preparada pelas professoras e equipe de apoio. As crianças dos grupos 01 ao 05 da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I participaram de brincadeiras, jogos e músicas com direito a bolo, brigadeiros e guloseimas típicas de toda festa infantil.

Como parte das atividades alusivas ao aniversário, a Casa Amarela ainda promoveu o “Dia da Amizade Sustentável”, em 20 de julho. O intuito da proposta foi fortalecer a ideia do compartilhamento e evitar o consumismo. Assim, as crianças escolheram, dentre seus brinquedos, um para trocar com os colegas, através de sorteio, como num amigo secreto. “A ideia foi mostrar que aquilo que não serve para mim pode servir para outra pessoa”, explicou a diretora pedagógica, Sara Lemos.

Uma das pioneiras da cidade, a Casa Amarela iniciou seus trabalhos apenas como brinquedoteca, em 21 de julho de 2012. “Pensamos em um lugar de estimulação do desenvolvimento humano, valorizando intensamente o brincar”, explica a diretora Sandra Catharina Santos. A profissional combinou sua experiência à da pedagoga Sara Lemos e à competência da administradora Gabriela Puentes, inaugurando um universo aconchegante onde a ludicidade está presente em cada detalhe.

Desde 2014, a Casa Amarela vem funcionando também como escola. Ela segue a metodologia de ensino sociointeracionista, linha do Construtivismo que defende o processo de aprendizagem através de vivências em contextos históricos, sociais e culturais. Em 2018, o objetivo da escola é fechar o ciclo da alfabetização, até o terceiro ano do Ensino Fundamental I. Atualmente, a instituição conta com 15 turmas, sendo 12 da escola e três da brinquedoteca, funcionando nos turnos matutino, vespertino e integral com 116 estudantes.

Dispondo de um vasto acervo de literatura infantil, a Casa Amarela também investe no estímulo das crianças através de jogos, incentivando a curiosidade e o raciocínio lógico. A maioria foi construída pela equipe docente com material reciclável doado pelas famílias dos estudantes. A cada três meses, as turmas desenvolvem projetos temáticos trabalhando, em cada grupo, cores, formas, classificação, sequências, seriação, ortografia, leitura e produção textual. O deste trimestre é “Que bicho é esse?”, com trabalhos sobre o mundo animal.