As escolas das redes municipal, estadual e particular de Ilhéus estarão participando da campanha pela paz e contra a violência promovida pela APPI/APLB-Sindicato e a Polícia Militar, em parceria a Secretaria Municipal de Educação, Loja Maçônica Regeneração Sul Bahiana, Conselho Tutelar e Grupamento de Bombeiros Militar. Com o tema “”Ilhéus sem violência é bem melhor”, a campanha, que contempla um conjunto de ações integradas, tem objetivo é alertar contra a violência nas escolas, combater ouso de drogas e conclamar a toda a sociedade para a necessidade de se engajar nessa luta.

 

Na manhã desta terça-feira os dirigentes das escolas públicas e particulares participaram de uma reunião na Loja Maçônica Regeneração Sul Bahiana para conhecer os detalhes da campanha, debater sobre a questão da violência e pegar o regulamento e a programação das atividades. Como parte das ações foi confirmado que será realizado um concurso de desenho com os alunos da educação infantil e ensino fundamental I e um concurso de redação com os alunos do ensino fundamental II e ensino médio, todos com temas ligados à paz e a segurança e contra o uso de drogas.

 

Além disso, ficou acertado também a realização de palestras nas escolas das redes pública e particular, seminário sobre segurança e combate às drogas, passeio ciclístico e uma grande caminhada pela paz pelas ruas de Ilhéus. A grande novidade é que esse ano a campanha não contará apenas com as escolas inseridas na área de atuação da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar, mas também das Companhias 69ª  e 70ª e terá ainda o apoio do Grupamento de Bombeiros Militar.

 

O presidente da APPI, Osman Nogueira Junior, explicou que a campanha pela paz realizada no ano passado somou resultados altamente positivos pelo conjunto de ações realizadas nas escolas e acabou inserindo no calendário escolar a Semana de Segurança, que esse ano acontecera no período de 20 a 26 de setembro, com uma série de eventos. A expectativa é que esse ano a campanha tenha um alcance ainda mais amplo, já que contará com um numero maior de escolas participantes e possivelmente com mais parcerias.