Um universo complexo, rico em nuances, porém, invisível para a sociedade e quase sempre visto pela ótica do preconceito e da incompreensão. O que é comum na vida real dá lugar à arte no espetáculo Uma flor de Dama, do grupo As Travestidas (Ceará). No palco, um monólogo encenado pelo ator Silvero Pereira – que também assina direção, figurino, maquiagem e texto –, convida o público a viver uma noite na vida de uma travesti/transformista. A peça estreia em Salvador no domingo (31), às 18 horas, no Teatro Gregório de Mattos, dentro da programação do evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências. A entrada é gratuita.

Baseado no conto Dama da Noite, do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, o texto evidencia tudo aquilo que a sociedade não quer ver. Um camarim é o ponto de partida para a história contada no palco por Silvero, onde uma travesti se monta para mais uma noite de show no cabaré. Uma vez no palco, ela confidencia para um “boy” – representado pela plateia – questões sobre a sua vida, seus desejos e amarguras. Já na mesa de um bar qualquer, a personagem desabafa com o seu interlocutor – representando na figura da sociedade.

Mesmo abordando questões sérias, o roteiro é delicado e sensível, sem ser denso. O ator brinca com a emoção do público, provocando momentos de riso e de silêncio. Com pouquíssimos elementos cênicos, Uma Flor de Dama aposta na iluminação e dispensa elementos como trilha sonora e sonoplastias. A peça fala ainda sobre escolhas, solidão, amores, desejos e ódio, maus-tratos e o sonho por um grande amor. Com duração aproximada de 50 minutos, Uma Flor de Dama estreou em 2002, realizou apresentações pelo Brasil e foi premiada mais de 15 vezes.


O evento –
A terceira edição do evento, que firma-se no cenário LGBT local e nacional como um espaço de discussões aprofundadas, traz para debate o tema Universo Trans e o Mercado de Trabalho e ocorre de 29 a 31 de janeiro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. No domingo (31), o ator Sivvero Pereira também participa do debate Ser Transgênero – Uma Ontologia, que contará com as presenças da tradutora e ativista dos direitos trans, Alessandra Ramos Makkeda, que também é assessora parlamentar do deputado federal Jean Wyllys; e a da premiada jornalista pernambucana, Fabiana Moraes.

Multidisciplinar, com vocação à expressão artística, Da Alegria, do Mar e de outras Consciências busca ampliar as discussões sobre o universo trans, suas nuances e peculiaridades. Sempre com um recorte temático, o evento traz para a ordem do dia questões como inclusão social e acesso a oportunidades para esta comunidade, que busca avançar em ações de visibilidade e permanência social.
Serviço
O Que:
Estreia em Salvador a peça Uma Flor de Dama
Quando: dia 31 de janeiro, das 18h às 21h
Onde: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, s/n – Centro Histórico, Salvador/Bahia)
Entrada gratuita!