No dia 28 de novembro (domingo), às 09 horas, o Teatro Popular de Ilhéus fará a estreia da mais nova montagem do grupo. O musical “Meu monstro é um espetáculo” vai ser transmitido na programação da 13ª edição do FILTE BAHIA – Festival Latino Americano de Teatro na Bahia.

Uma criança em busca de respostas se depara com seus próprios monstros. Eles são às vezes encantadores, outras vezes assustadores. Pai e filha libertam a imaginação e entre caixas, sonhos e pesadelos, e criam um novo jeito de brincar. Com 25 minutos de duração, o espetáculo infantojuvenil é uma experimentação inédita do TPI, inspirado nos autômatos e teatro lambe lambe, com todo o cenário em caixas de papelão e materiais reciclados, com móveis e elementos articulados que dão vida à cena. Mais uma forma encantadora de contaminar o audiovisual com teatro.

Montado em plena pandemia e com nove canções inéditas, o musical tem ainda diversos desenhos de monstros enviados por crianças. O espetáculo tem direção artística de Tânia Barbosa, direção de pós-produção de imagens de Luis Alonso-Aude e elenco composto por Camila Carvalho e Cabeça Isidoro. Além disso, a idealização dos cenários é de Tânia Barbosa e Cabeça Isidoro, que junto com Pablo Lisboa, realizam as animações. Com fotografia, montagem e finalização de Ruan Lisboa, letras de Tânia Barbosa, direção musical de Cabeça Isidoro, preparação vocal de Antônio Melo e arranjos de Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa.

IntimIDADES também estará no FILTE

Outro espetáculo que também será exibido na programação do FILTE BAHIA é a performance audiovisual “IntimIDADES: três mulheres, o tempo, o corpo, o sonho”. A transmissão acontecerá dia 26 de novembro (sexta-feira), às 17 horas, também no canal do FILTE BAHIA no Youtube. A montagem faz uma viagem na memória de três atrizes/personagens, sua relação com o corpo que se transforma no tempo, as lutas diárias contra o patriarcado e os seus sonhos. A performance busca refletir sobre os conflitos que o tempo nos impõe, abrindo uma janela num diálogo entre passado, presente e futuro. Com Tânia Barbosa, Iara Colina e Mãe Ilza Mukalê, o espetáculo tem dramaturgia coletiva, encenação de Romualdo Lisboa, músicas de Eloah Monteiro e letras de Romualdo Lisboa com arranjos de Pablo Lisboa.

O FILTE BAHIA 2021 acontece de 22 e 28 de novembro, de forma totalmente online, com espetáculos, cursos, colóquios e mais encontros especiais, e neste ano presta homenagem aos 26 anos do Teatro Popular de Ilhéus. Mais informações no site do festival: www.filte.com.br.  O FILTE BAHIA – Festival Internacional Latino Americano de Teatro da Bahia – tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

A manutenção do Teatro Popular de Ilhéus é parcialmente financiada pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais do Fundo de Cultura da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia.