Os Estados Unidos anunciaram no último dia 16/12 que irão modificar as regras para isenção de vistos para 38 países. O governo norte-americano vai adotar medidas mais rígidas para 30 países europeus, e oito do Oriente Médio e da África, como Síria, Iraque, Sudão e Irã. A partir de agora será exigida uma autorização prévia para viajantes daqueles países.

As mudanças ocorrem depois dos ataques terroristas em Paris, incidente que teve a participação de pessoas de nacionalidade francesa e belga – que foram recrutados pelo Estado Islâmico. Com a nova regra, os viajantes terão de passar por uma entrevista para obtenção de visto de entrada, por um funcionário do governo norte-americano e procedimentos de checagem como coleta de impressão digitais e apresentação de documento com fotos.

As medidas já eram esperadas e na semana passada a Câmara dos Deputados retirou a isenção de visto para os países. A Casa Branca havia enviado uma solicitação para que o Congresso revisasse a regra anterior, que anteriormente era mais flexível.