A Faculdade de Ilhéus vai dar continuidade às atividades do Programa de Instrumentalização Docente (PID), neste segundo semestre, com oficinas voltadas para os professores e alunos. O programa tem o objetivo de oferecer novas oportunidades de formação continuada aos professores da instituição, visando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.

O orientador do programa, professor Adailson Miranda de Oliveira, disse que, “além de atender pleitos do corpo docente, também serão oportunizados momentos formativos junto aos/às discentes, como reflexo das ações realizadas com os/as educadores/as.”

Nesse sentido, dois encontros, através da plataforma Teams, foram agendados para os docentes. Um no dia 21 de agosto, às 14 horas, com o tema “Correlação entre métodos de ensino e avaliação discursiva”, e outro no dia 2 de outubro, também às 14 horas, sobre “Processo de adaptação dos itens de seleções e exames.”

As oficinas direcionadas ao corpo discente ocorrerão nos dias 28 de agosto e no dia 11 de novembro, ambas às 14 horas. Em agosto, a temática será “Estratégias de leitura e compreensão de itens discursivos” e em novembro, “Estratégias de produção de respostas de itens discursivos.”

As ações do Programa de Instrumentalização Docente são desenvolvidas em consonância com a direção acadêmica da Faculdade de Ilhéus, juntamente com as coordenações de cursos. Nos encontros com o corpo docente, o PID pretende contemplar uma série de demandas inerentes à formação continuada, em especial, no que tange ao planejamento dos procedimentos didático-pedagógicos.

No caso da abordagem junto aos estudantes, a intenção é propor e explicitar, de forma simples, objetiva e didática, táticas de produção textual sintética, para a elaboração de respostas a itens de natureza discursiva.

O professor Adailson Oliveira destaca que “o PID constitui uma iniciativa democrática, aberta, flexível e, portanto, sempre susceptível a ajustes, a depender das circunstâncias e possíveis necessidades imprevistas. Por conta disso, as datas, os horários e as temáticas correspondentes aqui expostas podem sofrer algumas alterações que, caso ocorram, serão oportunamente informadas.”