No próximo dia 30 de setembro, a Faculdade de Ilhéus promove o lançamento do livro “Turismo Ilheense, um enfoque ético”, de autoria do professor Marco Antônio Correia Bomfim, que integra o corpo docente da instituição, onde leciona Filosofia. O evento ocorrerá às 18 horas, de forma on-line, com transmissão pelo Youtube através do canal faculdadedeilheusoficial para o público em geral.

A obra, de 196 páginas, publicação da Editora Dialética, é resultado do trabalho de dissertação de Mestrado em Cultura e Turismo, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sob orientação da professora doutora Janete Ruiz de Macedo. O lançamento também integra a Semana do Turismo em Ilhéus, que acontece de 26 setembro a 2 de outubro, organizada pela consultoria especializada Eixo 4 – Soluções Inteligentes.

A pesquisa do professor Marco Antônio Bonfim apresenta um enfoque interdisciplinar, numa dimensão qualitativa e quantitativa, com abordagem que preza a análise humanística e integral, a partir da perspectiva ética, e leva em conta a atividade laboral do turismo com reflexões nos planos local e global.

Em razão da ausência de estudos científicos sobre a atividade do turismo em Ilhéus, o livro do professor Marco Antônio Bomfim já lança uma contribuição ao debate sobre uma das mais importantes potencialidades econômicas do município. A metodologia de pesquisa incluiu questionários aplicados entre gerentes e proprietários de estabelecimentos do setor, funcionários, turistas e agentes de turismo.

O objetivo foi observar e analisar a relação existente entre o turismo e os valores éticos que norteiam os contatos dos sujeitos envolvidos nesta atividade, na cidade de Ilhéus. E também identificar se há nas políticas de planejamento da atividade turística em Ilhéus uma preocupação quanto à prática da atividade do turismo à luz dos valores éticos.