O Programa Fazcultura encerra o período de envio de propostas de 2016 na próxima sexta-feira (02). O ano será fechado com a utilização de quase R$ 10 milhões de recursos, a partir do incentivo fiscal (ICMS), beneficiando 44 iniciativas culturais dos mais diversos segmentos. Com 20 anos de criado, o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural é uma das ferramentas mais importantes de fomento à cultura da Bahia e tem papel fundamental no desenvolvimento cultural do Estado.

A tramitação das propostas apresentadas durante o ano de 2016 continua normalmente. Neste ano, o programa patrocinou eventos de destaque na cena cultural baiana como o IAÔ – Núcleo Produtivo de Resíduos Plásticos, Música no Parque, Livro Balé Folclórico da Bahia – 25 anos, Festival Prêmio Braskem de Teatro, JAMNOMAM, Festival Anual da Cultura Japonesa de Salvador – X Edição, Virada Sustentável e Flica – Festa Literária Internacional de Cachoeira, entre outros.

Segundo o superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, o Fazcultura é um programa estratégico para o desenvolvimento da cultura na Bahia e que, em paralelo, tem dimensão econômica e na formação de agentes. “O financiamento através desse programa exige que o proponente se estruture e profissionalize. É importante que o Estado não seja visto como financiador exclusivo das diversas expressões da cultura e sim um parceiro”.

Simões salienta a importância da formação do agente cultural, trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Escritório Bahia Criativa, com capacitações realizadas em todos os territórios de identidade do Estado. “É importante também que as empresas reconheçam seu papel social e incentivem ações culturais. O patrocinador pode associar positivamente sua marca a manifestações dos mais diversos segmentos. Essa é a grande característica desse programa”.

O programa
O Fazcultura é baseado no abatimento no imposto vai de 5% a 10% do ICMS a recolher do patrocinador, no limite de até 80% do valor total da proposta. O programa faz vedação de eventos comemorativos, como carnaval, São João e Ano Novo, mas garante um grande leque de possibilidades.

Esse ano, por exemplo, foi realizado o patrocínio do livro em comemoração aos 25 anos do Balé Folclórico da Bahia, uma edição de grande beleza que ressalta o papel do grupo na cena cultural baiana e nacional. Além desse, eventos abertos ao público, como o Música no Parque, Vivadança – Festival Internacional, Rede Sonora, Tem Babado na Praça e outros movimentaram o Estado, contando com o apoio de grandes empresas, como Natura Cosméticos, Oi, Braskem, Bahiagás, Coelba, Telefônica, Ambev, além de empresas de menor porte que também aproveitam os benefícios do incentivo fiscal.

O programa retoma as inscrições no início de 2017. Durante o Verão 2016/2017, o Fazcultura estará presente na cena cultural baiana através dos eventos; Tempero do Forte – Festival de Gastronomia de Praia do Forte, Ensaios de Verão (Luiz Caldas, no Museu Du Ritmo), II Festival Radioca e o Festival Sangue Novo.