Representando todos os prefeitos e demais autoridades civis que fazem parte da jurisdição eclesiástica da Diocese de Itabuna, o prefeito Fernando Gomes saudou o novo bispo diocesano, Dom Carlos Alberto dos Santos, que tomou posse canônica como 5º titular do bispado local na última sexta-feira (7), durante solenidade que reuniu na Catedral de São José mais de 20 bispos da Bahia e Sergipe, além de prelados, sacerdotes e religiosos de outras regiões do país. A celebração contou ainda com a participação de milhares de féis da diocese.

Ao lado do bispo emérito de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, e do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o prefeito recepcionou Dom Carlos ao chegar à catedral diocesana. Após a solenidade de hasteamento das bandeiras, o prefeito fez sua saudação e, em nome do povo itabunense, entregou simbolicamente a chave da cidade ao novo bispo.

Fernando Gomes disse se sentir honrado em poder participar pela terceira vez, como prefeito itabunense, da chegada de um novo bispo. Ele lembrou que foi assim na chegada do 1º bispo, Dom Homero Leite Meira (1979); e de Dom Ceslau Stanula, como 4º bispo diocesano (1996). “Seja bem-vindo Dom Carlos, Itabuna lhe recebe de braços e o coração aberto como pastor”.

“Que Deus e Nossa Senhora ilumine seu trabalho à frente desta nossa diocese”, disse o prefeito. Referindo-se ao bispo Dom Ceslau, Fernando agradeceu por tudo o que ele fez à frente da Igreja itabunense afirmando que o bispo ficará para sempre na memória e na história de toda a comunidade diocesana. O prefeito participou da solenidade ao lado de diversos prefeitos e de secretários municipais.