A segunda edição do Festival Digital Internacional de Violão acontece entre 12 e 14 de março, o evento que terá desta vez o formato virtual, receberá concertos, lançamentos e masterclasses. O evento tem como apoio principal Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e a Fundação Cultural do Estado da Bahia, via Lei Aldir Blanc, confira programação completa.

A sua primeira edição foi realizada em 2013, em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, um polo já tradicional no estudo de violão e que abriga um dos poucos conservatórios públicos do Nordeste. Ambiente este em que se fortalecem os nomes de João Omar, Léo Brasileiro, Carlos Porto e Tarcísio Santos (ganhador do Festival Educadora de Música).

Assim, entre os objetivos da iniciativa está o de formação de público para a música erudita, incentivar jovens músicos ao estudo do instrumento e incluir a cidade no circuito da música erudita de concerto.

Dentre os grandes nomes nacionais presentes na programação está Guinga, considerado um dos violonistas mais habilidosos do Brasil. Suas digitais reverberam no tempo através das vozes de artistas como Ivan Lins, Sergio Mendes e Chico Buarque. A devoção ao violão somada à sua habilidade fizeram com que um dos mais conhecidos e respeitados violonistas do mundo, o espanhol Paco de Lucia, reverenciasse Guinga e o universo musical brasileiro.

A conexão internacional proposta pelo evento vem com a participação do Duo Siqueira Lima (Brasil/Chile), de Elodie Bouny (Venezuela), e Marcel Powell (França/Brasil). O último é aluno e filho de Baden Powell, ícone da música brasileiro e um dos mestres do violão brasileiro.

“É uma grande satisfação realizar a segunda edição deste festival, pois Conquista é conhecida nacionalmente por ter grandes instrumentistas. Esta é uma oportunidade de dar visibilidade aos grandes nomes da cidade”, comenta Ricardo Marques, um dos idealizadores do projeto.

Suíte Popular Conquistense – Um dos pontos altos da programação do festival será o lançamento do álbum de obras inéditas de choros e valsas do violonista Carlos Porto, com produção de Luciano PP.

Em “Suíte Popular Conquistense”, título dado por Fabiano Cardoso (In memorian), um dos idealizadores do Festival Internacional de Violão, Porto reúne ex-alunos que saíram do Conservatório Municipal de Vitória da Conquista e hoje são músicos profissionais. Dentre eles, Léo Brasileiro, que integra a banda de Ivete Sangalo, e Afonso Celso, ganhador de diversos prêmios internacionais.