Na tarde da última sexta-feira (17), foram exibidos os últimos filmes da mostra Washington Novaes, no Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás. Iniciada no dia 15, a mostra principal do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), exibiu 20 filmes, brasileiros e estrangeiros, entre curtas e longas-metragens.

As produções selecionadas estão concorrendo a prêmios que vão de R$ 10 mil a R$ 30 mil. Os vendedores serão divulgados na cerimônia de encerramento, que ocorre no domingo (19).

 

No último dia de exibições presenciais da mostra, o público pode acompanhar as produções A Praia do Fim do Mundo (2021) de Petrus Cariry; Ossos da Saudade (2021) de Marcos Pimentel; O documentário sérvio, produzido na Bósnia e Herzegovina, A Sad Se Spusta Vece (2019) de Maja Novaković; Janelas Daqui (2020) de Luciano Vidigal e Arthur Sherman;

Memórias Submersas (2021) de William Tenório; O Vazio que Atravessa (2021) de Fernando Moreira; Tempo da flor (2020) de Tiago Carvalho e o filme iraniano When The Woodpeckers Leave (2021) de Mohammad Ehsani.

O programador de cinema, Fabrício Cordeiro, foi um dos espectadores a prestigiar os filmes no Cine Teatro São Joaquim. Para ele, a sexta-feira foi o melhor dia de exibições. Familiarizado com outras edições do festival, ele comentou a evolução da mostra de meio ambiente, que este ano recebeu o nome do jornalista Washington Novaes.

De acordo com Fabrício, a curadoria atual conseguiu integrar temas diversos que tratam a questão ambiental de formas subjetivas e com recorte único. “Não necessariamente falar de meio ambiente é falar só de reflorestamento ou falar de uma perspectiva mais de natureza, num sentido mais literal, embora também seja. A partir do momento que a mostra se flexibilizou, surgiram mais alternativas para se pensar em meio ambiente”, afirmou, acrescentando que essas diferentes perspectivas tem grande capacidade de levar o público a uma reflexão mais contemplativa.

Apesar das exibições terem sido finalizadas presencialmente, os filmes que integram a mostra permanecerão disponíveis on-line no site do Fica 2021 até o encerramento do evento, neste domingo (19), data em que os vencedores desta edição serão anunciados e premiados.

Para assistir os curtas e longas-metragens deste ano clique no link e boa sessão.

Informações pelo site fica.go.gov.br

 Mostra Washington Novaes