A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Conquista passará a funcionar como referência para pacientes com síndrome gripal. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), a previsão é que nos próximos 15 dias a unidade se transforme em gripário, prestando assistência às pessoas que apresentam sintomas leves. O gripário municipal também contará com cinco leitos de sala vermelha, responsáveis por estabilizar o paciente enquanto aguarda transferência para hospitais da cidade.

A Sesau informa que o atendimento no gripário será estendido à quadra poliesportiva ao lado da UPA, com funcionamento 24 horas. Após a avaliação médica e testagem para separar os casos de Covid-19 dos casos de Influenza e, caso seja necessário, o paciente será encaminhado às unidades hospitalares para internação e assistência completa.

Protocolos – Segundo a Sesau, são considerados sintomas leves: dor de cabeça, dor de garganta, rinite, tosse ou coriza sintomas graves: falta de ar, dificuldade para respirar, pressão ou dor no tórax, febre alta e lábios azulados. Em ambos casos os pacientes podem procurar atendimento na UPA.

Além da consulta e orientação, será ofertado teste para Covid-19, com antígeno e RT-PCR (Swab), de acordo com a janela imunológica.