Todos os segmentos dispersos e abandonados. Vejam o comércio que já sofre com os altos impostos e outros tributos sem ter nenhum retorno, pessoas que investem acreditando que através do comercio podem tirar o seu sustento, e gerar emprego para pessoas que precisam levar o pão para a mesa. Nunca ouvir falar em nenhuma cidade forte e desenvolvida com um comércio fraco. O desenvolvimento começa a partir da geração de emprego e renda.

O gestor precisa chamar essa responsabilidade para si, tem que ser um agregador que sente com os segmentos e discutam as necessidades de cada uma delas. O comércio está abandonado, os grandes e pequenos empresários vivem distante um do outro, Ilhéus não comporta mais esse modelo de política voltado para grupos, quanto mais partidos aliados, pior! Fazem loteamento da prefeitura entregando os cargos para os partidos que administram as secretarias para interesses pessoais, exemplo: no governo atual, a secretaria de turismo, cargo do PCdoB, o secretário uma pessoa de Itabuna que não tem nada a ver com a nossa realidade. Secretário de saúde, uma pessoa totalmente despreparada, sabendo que o profissional de saúde percebe qual a intenção do gestor pela pessoa que indica para gerir a pasta.

Quem tem que indicar a secretaria são os segmentos. O comerciante indica o secretário de indústria e comercio, e assim sucessivamente todos os outros segmentos, mas para isso acontecer o gestor tem que fazer uma escolha, ou governa para os viciados e famintos políticos que fazem politicagem para o seu próprio umbigo ou com os segmentos que tem uma visão coletiva. No meu caso, prefiro os segmentos.

*Tuka rapazoi é blogueiro, radialista profissional, evangélico e pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo Psol.