Em apenas quatro meses, de fevereiro a julho, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) realizou mais de 360 exames de cateterismo cardíaco e 14 angioplastias, procedimentos  que antes da inauguração da unidade hospitalar (em dezembro de 2017), não eram ofertados em unidades da rede pública de saúde da região Sul do Estado. São procedimentos que reduzem na maioria dos casos, totalmente, a possibilidade de infarto.

Hospital Regional Costa do Cacau amplia serviço ambulatorial

“O hospital está dando mais resolutividade aos procedimentos e cirurgias nas especialidades cuja demanda não era suprida. Além disso, a unidade está desafogando e dando melhores condições de atendimento às urgências e emergências dos municípios assistidos”, ressalta o diretor-geral do HRCC, Hernani Vaz Krüger.

Exclusivo para o atendimento de casos de urgência/emergência de média e alta complexidade, o HRCC, além do serviço de hemodinâmica, passou a ofertar para a população do Sul do Estado cirurgias na área de traumatologia, cirurgia de ombro e fêmur e implante de marca-passo. A unidade também voltará a oferecer cirurgias eletivas nas especialidades de ortopedia e geral.

No caso dos exames de cateterismo, o hospital conseguiu em quatro meses atingir a média diária de oito atendimentos. Diretor técnico do HRCC, o médico Cláudio Moura Costa explica que o procedimento permite identificar possíveis obstruções na árvore coronariana e, dessa forma, saber se o paciente necessita de cirurgia cardíaca, ou se será necessário colocar um stent.