O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou, na manhã de ontem, segunda-feira, 30, de solenidade de lançamento do programa estadual Educar Para Transformar – Um Pacto pela Educação, presidida pelo governador Rui Costa, ocorrida no auditório do Senai/Cimatec, em Salvador. Acompanhado pela secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, o prefeito imediatamente assinou a adesão de Ilhéus ao programa. O ato contou com a participação dos secretários de Educação e de Cultura do Estado, Oswaldo Barreto e Jorge Portugal, respectivamente, e de 309 representantes de municípios baianos.
O objetivo, de acordo com o governador, é que todas as crianças e jovens baianos tenham desempenho adequado à sua série e idade, com sucesso na trajetória escolar, e que a alfabetização ocorra até aos oito anos. O projeto possui cinco eixos básicos: colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica, educação profissional, parcerias com as escolas e a integração entre as famílias e as escolas. O eixo I, que entra em execução agora, está focado nos seguintes pontos: formação continuada de professores e coordenadores, produção e distribuição de livros didáticos e de livros de literatura infantil de autores baianos, assessoramento técnico e transferência de tecnologias.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, a importância da iniciativa é notada ao conclamar os setores da sociedade para trabalhar em torno da educação. “Pacto é sempre uma boa proposta, porque significa juntar as pessoas, integrar as atividades, combinar os esforços. Para a educação não tem outro caminho, senão a união de todos com o objetivo de melhorar a qualidade, o acesso de nossas crianças às escolas. Portanto, eu creio que o governador Rui Costa demonstra essa preocupação e tem a contrapartida municipal, assim, juntos, vamos melhorar a qualidade da educação em nosso Estado”, disse. Ainda de acordo com o gestor, há um plano de educação aprovado e vigente em Ilhéus, que levará em consideração, a partir de agora, o novo Pacto.
Conforme a secretária de Educação do município, Marlúcia Rocha, outro ponto importante da proposta é a convocação dos setores diretamente ligados à educação, como os gestores municipais e sindicatos de docentes, para a ampliação das discussões, que passam pela valorização do professor, mas também por melhores condições físicas de trabalho, currículos atualizados, estratégias de aprendizado modernas entre outras
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.