O investimento nos altos da cidade segue melhorando o dia a dia da população que vive nessas localidades. Desenvolvida atualmente no âmbito do Programa “Ilhéus em Ação nos Morros”, a iniciativa já beneficia milhares de pessoas com intervenções urbanas que incluem contenção de encostas, recomposição de pavimentos e recuperação de calhas e escadarias. Nesta semana, as melhorias no acesso ao Alto do Carvalho foram concluídas.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), Isaac Albagli, o trabalho desta primeira etapa já foi concluído nos altos São João (Teotônio Vilela), com recomposição de sua pavimentação em paralelos, Carvalho, com revitalização de escadaria, e Soledade, com construção de rampa e recuperação de calha e escadaria.

O Programa “Ilhéus em Ação” segue atuando em outros cinco morros da cidade: Legião, Nerival, Coqueiro, Rua da Horta e Nossa Senhora da Vitória. Segundo o superintendente de Obras da Seintra, Derneval Furtunato, os serviços cumprem a projeção estabelecida e incluem a recuperação de calhas e escadarias.

Jacaré – Além dessas obras, prossegue Derneval Furtunato, o Programa “Ilhéus em Ação” também vem atuando na recuperação da Ladeira do Jacaré, artéria que liga a Avenida Itabuna ao bairro da Conquista. A ladeira vem sendo reformada com a utilização de placas de concreto. Uma segunda intervenção, dessa vez envolvendo uma recomposição em paralelos, beneficia a rua Santarém, também localizada na Conquista.

Outra obra de grande importância executada pelo Programa “Ilhéus em Ação nos Morros” nas partes altas da cidade favoreceu a ladeira do Outeiro de São Sebastião (rua José Aristides Leite Mendes), um dos bairros mais antigos e tradicionais do município. Beneficiando centenas de turistas e moradores, a obra de recapeamento asfáltico se estendeu até a histórica Praça do Cadete (também conhecida como Praça do Canhão).