O atleta Osvaldo Fernandes teve a paralisia infantil com apenas 1 ano e seis meses de idade. Hoje, aos 41 anos de idade faz um apelo para que os pais não deixem de vacinar os seus filhos. “Eu sei o que é a vida toda ter a deficiência. Hoje, o apelo que faço para os pais é que vejam a importância da vacinação. Que não deixem que seus filhos adquiram uma deficiência por não tomarem essas vacinas”.

A ilheense Ana Carolina da Silva relata que anos atrás teve seu filho Enzo, ainda um bebê de cinco meses internado num hospital de Salvador com suspeita de sarampo. Ela diz que a criança não foi vacinada e também faz um apelo aos pais para que não deixes de levar os filhos a um posto de saúde. “Preservem mais os seus filhos, seus bebês. Levem para vacinar, pois é muito importante”, alerta.

Para conter o Sarampo e impedir a volta da Poliomielite, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) da Prefeitura de ilhéus intensifica a cobertura vacinal nos Postos de Saúde vinculados. É a Campanha Nacional de Vacinação. O público-alvo são crianças de 1 ano até menores de 5 anos de idade, independentemente da situação vacinal.

Embora as vacinas estejam disponíveis nas unidades de saúde de Ilhéus, a campanha este ano começou mais cedo. Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, houve mobilização municipal em áreas específicas da cidade. Já no dia 11 de agosto, as unidades da área oeste, entre elas, a Euler Ázaro, UBS do Banco da Vitória e PSF do Salobrinho, sendo que a data geral de mobilização será no dia 18 de agosto, o “Dia D” de Multivacinação.

Onde encontrar – As vacinas podem ser aplicadas nas unidades de saúde do Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Hernani Sá (Urbis) e Olivença. Além disso, o posto de vacinação do CAE III (antigo SESP), na Avenida Canavieiras, no centro da cidade. Também, os postos de saúde do CSU, UBS do Iguape e PSF do Basílio. Os PSF da Barra e São Miguel serão agendados durante a semana.

A chefe de Imunização da Sesau, Walkiria Cardeal observa que os números ainda estão abaixo do esperado. Até agora, 872 crianças (8%) tomaram a Pólio e 769 crianças (7,06%) tomaram a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Walkiria acrescenta o município estima imunizar cerca de 10.895 crianças (90%) da sede e interior.