O Sindicato dos Empregados no Comercio de Ilhéus e região, Secmi, vem recebendo diversas denúncias de trabalhadores do comércio de Ilhéus de que patrões testados positivo para covid-19 continuam exercendo suas atividades dentro das empresas.

 De acordo com os trabalhadores, estes patrões infectados pelo novo coronavírus apresentam os sintomas de febre e tosse, mesmo  assim, não seguem  as orientações das autoridades sanitárias colocando  suas vidas e  a dos clientes em risco.

Conforme o Ministério da Saúde, a transmissão do vírus acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão contaminadas, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc. A recomendação é o isolamento domiciliar para pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.

O Paciente deve se manter em um cômodo separado dos demais moradores da casa;

A presidente do Secmi, Crismélia Moreira, já acionou a secretaria municipal de saúde do município solicitando averiguação e providências urgentes sobre essa situação.

Crismélia lamenta a falta de sensibilidade e responsabilidade por parte destes patrões;

Falta de amor a si mesmo e ao próximo, inclusive às suas próprias famílias

Crismélia chama a atenção sobre o que reza o artigo 267 do Código penal brasileiro;

Crime de epidemia

Em relação ao crime de epidemia (art. 267 do Código Penal), este é praticado quando determinada pessoa, ciente de estar contaminada pelo Covid-19, promover deliberadamente a transmissão da doença a outros.

Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa.

O Sindicato patronal, Sincomercio, também foi notificado pelo Secmi para que entre com as medidas cabíveis.

Crismélia Moreira salienta ainda que o sindicato está à disposição dos comerciários de segunda à sexta das 08:00 ás 17:00, e que existe o site da entidade onde denúncias também podem ser registradas através do endereço: http://secmi.org.br/denuncia