Dois representantes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e do Abrigo Institucional, mantidos pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), participam do 3° Congresso Nacional do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, que acontece até esta sexta-feira, dia 19, em Belo Horizonte. Da Bahia, participam do evento apenas usuários dos serviços nas cidades de Feira de Santana, Salvador e Ilhéus, que são referências nessa área.

O evento é promovido pelo Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e conta com a participação de representantes do poder público municipal, estadual e federal, além de coordenadores estaduais do movimento, defensores de direitos humanos, que se revezam em mesas de debates com temas sobre os direitos desse público específico.

De acordo com Maria Lucia Santos Pereira, coordenadora nacional do Movimento da População de Rua, “é uma honra ter Ilhéus participando de um evento desta magnitude, já que apenas Feira de Santana e Ilhéus deram continuidade ao que o movimento prega. Quando, através das capacitações realizadas, conseguiram assumir a questão dos Direitos Humanos das pessoas em situação de rua”. Ainda segundo ela, “este é um grupo de técnicos que conhecem e respeitam a luta do movimento e participarão de novas capacitações para fortalecerem ainda mais os entes públicos no tocante à esse tema”.

Ilhéus conta hoje com o Abrigo Institucional, com capacidade para 50 leitos. A instituição faz parte dos serviços que integram a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Em suas atividades, o Abrigo promove condições de estadia, convívio e endereço de referência para acolher com privacidade pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentar.

Já o Centro Pop realiza busca ativa de pessoas em situação de rua através de sua equipe, que é composta por, educador social, motorista, orientador social, coordenação, assistente social e psicólogo. O serviço oferta alimentação, espaço para o convívio social, material e local para higiene, bem como encaminhamentos para serviços da rede de saúde e também para órgãos que confeccionam documentação civil. Os dois serviços são ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS).