A Prefeitura de Ilhéus prorrogou por mais uma semana as medidas de enfrentamento da Covid-19 no município. O novo decreto entra em vigor nesta quarta-feira (16), com validade até o dia 22 de junho de 2021. A norma mantém o toque de recolher das 23h às 5h, com o objetivo de conter o avanço da doença.

O prefeito Mário Alexandre destaca que as ações são definidas de acordo com o cenário epidemiológico do município. “Essas medidas são necessárias para manter a taxa de contaminação baixa e prestar uma assistência adequada às pessoas que necessitam de atendimento. Mas precisamos do apoio da população. O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social são obrigatórios”.

De acordo com o texto, os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e similares, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência. Também fica permitida a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) e no final de semana (sábado e domingo), das 5h até as 23h, durante o período de vigência do decreto.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que, sejam atendidos os protocolos sanitários estabelecidos, com distanciamento social adequado, uso de máscaras e limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local.

Segundo o documento, continua suspensa a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras, que promovam contato físico, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Seguem vedados eventos recreativos em logradouros públicos ou privados cerimônias de casamento, circos, parques, solenidades de formatura, passeatas e afins no período de vigência do decreto.

O último boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (15) contabiliza 18.149 pessoas curadas e 120 pacientes infectados pela Covid-19. Dos 81 leitos de UTI habilitados no município, 32 abrigam pacientes de Ilhéus e 36 estão ocupados com pacientes oriundos de outras cidades baianas. Os dados são informados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).