O pacote expressivo de obras direcionado a Ilhéus comprova a importância e o potencial econômico do município, que concentra um dos maiores investimentos em infraestrutura da Bahia, o Porto Sul. Considerada um polo de desenvolvimento regional, a cidade ganhou impulso na contratação formal, com criação de postos de trabalho com carteira assinada em diversos setores. Além do complexo portuário, a implantação da BA-649 é o mais recente projeto angariado para fortalecimento do sul do estado.

De acordo com o prefeito Mário Alexandre, os indicadores da economia apontam um crescimento substancial, traduzido em investimentos que geram emprego, renda e desenvolvimento para a região. “Agradeço ao governador Rui Costa que entende a importância social e econômica de Ilhéus e de toda a região, trazendo obras aguardadas e dando continuidade a projetos que, sem dúvida, vão transformar para melhor a vida da nossa população”.

Além dos investimentos em andamento, com a obra do hospital materno-infantil e anúncio de melhorias para a zona norte da cidade, foi entregue o primeiro trecho da duplicação da BA-001. O estímulo ao investimento é uma bandeira levantada pelo prefeito, consolidada por meio da parceria firmada com o Governo da Bahia e com a iniciativa privada.

 

Obras e investimentos

Integra ainda o rol de benefícios, a autorização para licitação do trecho de 18 quilômetros da BA-649, que vai retomar o investimento na região de forma sustentada, com ampliação do corredor logístico para escoamento da produção oriunda no sul da Bahia. Mário Alexandre acrescenta que Ilhéus tornou-se modelo de gestão, quando avaliados os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

“Esse ciclo virtuoso dá confiança ao empreendedor para fixar seu negócio no município e mantém a atividade econômica em movimento. Mesmo em um período de pandemia, nós buscamos e executamos projetos para dar continuidade ao processo de reconstrução da nossa cidade”.

O fomento às obras de infraestrutura, angariadas em partes pelo setor da construção civil, é a locomotiva do crescimento e tem apresentado um balanço positivo, considerando o saldo de empregos gerados com a construção do complexo portuário e futuramente com o início das obras de implantação da rodovia estadual.

Tudo isso soma-se aos investimentos instalados na zona sul e às obras tocadas pela Prefeitura, com destaque para o Canal do Malhado, a requalificação dos mirantes da Piqueira e do Plano Inclinado e revitalização de vias, praças e acessos do município.

Obras e investimentos