Com objetivo de sensibilizar a sociedade contra o feminicídio, acontecerá nesta sexta-feira (31), às 14 horas, uma caminhada com as equipes dos programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus, entidades ligadas ao movimento e população. A concentração será na Praça Castro Alves, conhecida Praça da Irene, centro da cidade e a caminhada segue em direção à Praça Cairú, Rua Tiradentes e finaliza na Praça J.J Seabra.

Campanha contra o feminicidio

A caminhada faz alusão ao “Agosto Lilás”, movimento de mobilização que convida os participantes a usar blusa nas cores branca, rosa ou lilás. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a taxa de feminicídios no Brasil é a quinta maior no mudo. Só em 2017, foram registrados 4.600 casos, com 12 a 13 mulheres mortas todos os dias.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, diz que é preciso conscientizar toda a sociedade e chamar atenção para essa situação. “Os casos de feminicídios vêm aumentando nos últimos meses e devemos mobilizar a comunidade para o combate à violência contra as mulheres”, destaca.

Agosto Lilás – A caminhada marca o encerramento da Campanha Agosto Lilás em Ilhéus, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres por meios de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários visando à divulgação da Lei Maria da Penha, estendendo-se as atividades durante todo o mês de agosto, para o público em geral. Ligue 180 e denuncie.