As aulas do ano letivo da rede municipal de ensino de Ilhéus começaram na segunda-feira (15) de forma não presencial, como medida de combate à pandemia da Covid-19. Segundo a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), o calendário referente aos anos letivos 2020/2021 tem previsão de término para 30 de dezembro de 2021, com cumprimento dos 220 dias letivos e das 1.607 horas aula.

“Uma cidade sem educação não prospera. Mesmo com a pandemia, estamos trabalhando para que os nossos alunos não sejam ainda mais prejudicados. Então, inicialmente na semana de 15 a 19 de março as aulas serão retomadas de forma remota, para garantir acesso aos conteúdos pedagógicos e manter o vínculo das nossas crianças e dos nossos jovens com a escola”, explicou o prefeito Mário Alexandre.

Clique aqui e confira o calendário.

 

Aulas rede municipal

Os pais ou responsáveis deverão se dirigir à unidade escolar onde a criança ou jovem está matriculado, a partir de 29 de março, em dia e horário previamente informados, para receber orientações, bem como retirar e entregar o material de estudo e as atividades. A Seduc destacou que segue o trabalho de escuta ativa das famílias, para ouvir as demandas e fortalecer o diálogo com a comunidade escolar. O plantão de atendimento pedagógico acontecerá a partir do dia 29 de março, de terça a quinta-feira, das 8h às 17h.

Programação da semana inaugural – Na segunda-feira (15), as escolas realizaram uma aula inaugural para recepcionar pais e estudantes. Na terça-feira (16), foi apresentado o roteiro de aprendizagem lúdico, com orientações às famílias; já na quarta-feira (17), foi apresentado o ‘Projeto Ondas da Leitura’, com proposta de atividade. Nesta quinta-feira (18) serão exibidos vídeos da Semana do Brincar ou Festival de Talentos, também com proposta de atividade. Já na sexta-feira (19), as escolas  realizarão a escuta ativa das famílias.

 

Aulas rede municipal

A Seduc informa que semanalmente, exceto quando houver plantão pedagógico, ocorrerá pauta para Planejamento Escolar Virtual (PE) e também para o Planejamento Coletivo em Rede (PCR), com registo de frequência. Os professores da Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos 1 (EJA 1) poderão desenvolver o planejamento por série ou por componente curricular com todos os anos/séries, assim como nos Anos Finais e EJA 2.

De acordo com a Resolução do Conselho Municipal de Educação (CME) nº 001/2021, o ensino híbrido, que combina a aprendizagem presencial e não presencial, será admitido no sistema municipal de ensino de Ilhéus, exclusivamente quando estiverem asseguradas todas as condições sanitárias e estruturais adequadas e conforme recomendações dos órgãos de saúde e normas complementares emitidas pelo próprio CME quanto ao processo pedagógico.