O pacote de projetos para a expansão portuária foi um dos assuntos pautados nesta terça-feira (21), durante reunião realizada entre a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, e a diretoria do Porto de Ilhéus. Na oportunidade, foi a realizada a apresentação da titular da pasta à gerência da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), além de visita técnica à unidade.

Preocupada com a mão de obra local, Soane destacou a necessidade de capacitação de pessoal. “É importante buscarmos parcerias para a qualificação do trabalhador. Precisamos pensar de forma macro. O que é bom, tem que ser realizado pensando em Ilhéus, no nosso povo e na nossa região”.

O aumento na profundidade do calado integra o pacote de investimentos para a expansão portuária. Conforme Luiz Alberto Campos, gerente da Codeba, a estimativa é que as obras de dragagem sejam concluídas no mês de novembro do ano em curso.

Visita Codeba

No acumulado do ano, dezembro de 2020 foi o melhor mês de transações da história do Porto do Malhado, segundo informou o gerente da Codeba. Somente de janeiro a agosto deste ano, a movimentação de cargas e escoamentos, gerou um aumento de 28,20%, com destaque para a atividade de granéis sólidos.

Com orçamento em torno de R$ 16 milhões, as obras de dragagem prometem sair dos 9.3 para 10.5 de profundidade, passando a receber navios de grande porte com até 60 mil toneladas, impactando positivamente no turismo e no escoamento de materiais.

Visita Codeba

 

 

 

por Odara