De 14 a 16 de maio, Ilhéus sedia o X Seminário Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, que terá como tema “Cultura, Práticas de Cuidado e Políticas Públicas”. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, e é promovido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Saúde (Sesau), Ministério da Saúde e do Fundo de População das Nações Unidas. Em paralelo, acontece, no mesmo período e local, o I Encontro de Mulheres do Axé de Ilhéus.

O evento é resultado de articulações iniciadas em 2013, através do programa Diálogos Culturais, que promoveu o contato direto da Secult com os diversos grupos e segmentos culturais da cidade, dentre eles as comunidades de terreiros e suas lideranças. Dessa forma, teve origem o projeto Terreiro Legal, realizado em 2014, com o objetivo dialogar com os líderes de terreiros de Ilhéus, valorizando as manifestações sócio-culturais das religiões afro-brasileiras, além dos aspectos jurídicos e legais de suas atividades.

Nacional – Do encontro nacional, participarão representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Políticas de promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a líder religiosa Makota Valdina, do terreiro Angola Tanusi Junsara de Salvador; Jurema Werneck, médica, pesquisadora e coordenadora da ONG Criola; Lúcia Xavier, assistente social e também coordenadora da ONG Criola; e líderes de terreiros de todo o Brasil.

Seminário – Para o seminário, é aguardado público de aproximadamente 300 pessoas para os três dias de evento. O encontro tem como objetivo dar visibilidade às informações sobre as políticas de promoção de equidade em saúde, além de dar continuidade e incentivar a população de terreiros para participar das Conferências de Saúde e dar visibilidade às práticas de cuidados dos terreiros e seus aspectos culturais, suas conexões com o Sistema Único de Saúde e divulgar a Década Internacional dos Afrodescendentes.

Serão abordados ainda temas como intolerância religiosa no Brasil, o impacto do racismo na vida das pessoas, políticas públicas para as mulheres e as questões feministas dentro do terreiro.

Para o coordenador da Renafro Nacional, Ogan Marmo, a importância do seminário está em que “a gestão pública possa valorizar e reconhecer os saberes dos terreiros no que se refere à promoção da saúde e das práticas de cuidado à saúde”. Para o Secretário de Cultura do município, Paulo Atto, com este evento “inserimos Ilhéus no panorama nacional das discussões sobre as políticas públicas desenvolvidas para as religiões afro-brasileiras, reconhecendo sua importância histórica, cultural e social.”

Feira – O evento contará também com uma feira criativa aberta ao público, com venda de artigos produzidos em diversos terreiros. E terá ainda atividades culturais, com apresentações do grupo Samba de Treita, a Orquestra Gongombira e o grupo Capoeira de Liberdade, entre outras atrações.