Nos dias 15 e 16 de setembro de 2017, na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, acontecerá o II Congresso e Seminário Estadual de Formação dos Agentes e Profissionais de Trânsito do Estado. O Evento que reunirá profissionais e agentes de trânsito das várias esferas do trânsito, municípios, estado e união, contará com um público de representantes de mais de sessenta cidades. De acordo com o Departamento nacional de Trânsito e o Conselho Estadual de Trânsito a Bahia tem cinquenta e oito municípios integrados ao sistema nacional de trânsito, além destes, terão representação no evento, profissionais de trânsito de outras corporações convidadas como a policias militar, rodoviária estadual, rodoviária federal, Detran, Dnit, Derba e outros atores do sistema nacional de trânsito que atuam no estado.

O evento servirá para discutir o trânsito e a mobilidade urbana como parte importante da segurança pública, seus desafios presentes e futuros e como enfrentá los, além dos problemas vividos pelos membros da categoria de agentes de trânsito para exercer sua função, como por exemplo, a segurança. Discutiremos também o alto índice de mortes e acidentes no trânsito, idéias e soluções a médio e longo prazos.

20 anos de Código Cidadão.

O evento marca o mês de aniversário do código de trânsito brasileiro, que faz 20 anos no dia 23 de setembro, dia que também se comemora o dia Nacional do Agente de Trânsito, Lei nº 12.821 de 05/06/2013 , e se encerra a semana nacional de educação para o trânsito. Este evento em sua segunda edição em Ilhéus, acontece no momento mais oportuno, quando discutimos a nível nacional a segurança para o exercício da profissão de Agente de Trânsito e aqui, em Ilhéus, a mais ou menos um mês, tivemos a infelicidade de ter um colega covardemente atropelado por um condutor cujo veículo já foi identificado.

Neste mês, outros atores sociais discutem o trânsito e a mobilidade urbana a exemplo do Instituto Nossa Ilhéus e a própria Sutran, que realizará forte campanha educativa durante todo o mês.

Essa é a nossa contribuição para um trânsito mais seguro, humano, e ambientalmente sustentável.

Sindatran Bahia traz Especialista em Trânsito para Ilhéus.

No mesmo evento teremos a importante presença e participação do professor Julyver Modesto de Araujo Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, com Especialização em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de SP; Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde exerceu, de 1996 a 2008, diversas atividades relacionadas ao policiamento de trânsito; Conselheiro do CETRAN/SP, de 2003 a 2008 e representante dos CETRANS da região sudeste no Fórum Consultivo do Sistema Nacional de Trânsito, por dois mandatos consecutivos; Autor de diversos artigos e livros, destacando-se o Código de Trânsito Brasileiro anotado, Editora Letras jurídicas (em sua 4ª edição) e as obras “Instalação e funcionamento de JARIS e o julgamento de recursos”, Ed. Cantareira e “Trânsito – reflexões jurídicas”, Letras Jurídicas; Diretor do Conselho Consultivo da ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas e Presidente da ABPTRAN – Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito.

Evento para Agentes e Gestores de Trânsito.

O presidente do Sindatran Bahia, Valério Bomfim informa que o evento do dia 15 é público, mas a palestra com o professor Julyver Modesto tem um número limitado de participantes. Afirma ainda que os temas propostos a serem tratados no evento serão não somente para os agentes de profissionais de trânsito, mas, também para os gestores, que serão convidados oficialmente e terão temas específicos,a exemplo de segurança dos agentes, estrutura de trabalho, gestão do trânsito, novas tecnologias aplicadas ao trânsito, responsabilidade dos gestores dentre outras. As inscrições para a palestra estão sendo feitas pela internet, no formulário eletrônico próprio, com vagas limitadas. Os interessados devem procurar o Sindatran Bahia em sua sede, na Rua Ramiro Castro, número 23, em cima da Gráfica Docarmo, no terminal urbano, centro de Ilhéus. Ou pelo telefone watsap 73 9 8846 2267. Serão fornecidos certificados com a carga horária do curso, pasta com materiais pertinentes ao mesmo, crachá de identificação, brindes, além de um código de trânsito brasileiro comentado e anotado, autografado pelo autor.

Inscrições.

As inscrições para o evento só serão feitas via internet, até o dia 11 de setembro, pelo formulário específico do Google ( link abaixo). As inscrições para a palestra do Professor e Mestre em direito do estado pela Puc/Sp, Julyver Modesto serão limitadas. A organização informa que serão somente 100 vagas.

O investimento para a participação no evento é de R$ 100,00, normal e de R$ 50,00 para filiados ao Sindatran Bahia, dando direito a todo material do curso, inclusive certificado de participação com carga horária de 18 horas e um Ctb em miniatura autografado pelo autor.

Formulário de contato no link abaixo.

https://docs.google.com/forms/d/16SjF1epsgJkqcBalva40d882BUqZNvVky24w42X0AxM/edit