Com o apoio institucional da Prefeitura e da Maramata, a Semana Lixo Zero em Ilhéus, que acontece em todo o país, idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), de 22 a 31 de outubro, conta com webinários, live show, encontro nacional de catadores, além de ações locais coordenadas por embaixadores lixo zero para sensibilização sobre sustentabilidade, gestão adequada dos resíduos sólidos e limpeza de praias. A programação do Sul da Bahia, inclui além de Ilhéus, as cidades de Una, Itabuna e Canavieiras, acessível no link https://www.instagram.com/p/CVYVNdgpPZg/ .

Durante a semana, os voluntários realizarão abordagem individual e distribuição de informativos pela cidade, visando incentivar os munícipes a se engajar no movimento.

Na quarta-feira, 27, às 16h, haverá, na Câmara Municipal de Ilhéus, um momento de debate com os edis sobre o tema. Os Webinários acontecerão pelo canal do Youtube da Lixo Zero TV, nos dias 27 (quarta-feira) e 28 (quinta-feira), com os temas “Cidades Sustentáveis e Novas Economias” e “Lixo Zero como diferencial competitivo nos negócios”.

Na sexta-feira, 29, às 20h, acontecerá a live show com músicos e influenciadores digitais discutindo o tema “Novos hábitos para uma nova cultura”. No sábado, 30, às 7h, os voluntários do Grupo de Amigos da Praia (GAP) realizarão ação de limpeza na Praia da Avenida como parte das atividades da SLZ2021.

Acontece ainda, no sábado, às 14h, uma programação inédita com o Encontro Nacional de Catadores, cujo tema é “Realidades e Oportunidades a partir dos Resíduos Sólidos”, em parceria com a Associação Nacional de Catadores.

O presidente da Maramata, Diego Messeias reforçou a importância da parceria com o projeto Lixo Zero. “Por sermos uma instituição que reúne objetivos de educação ambiental, sustentabilidade e intervenção com a comunidade, compusemos essa relação institucional de forma muito positiva, visando a conscientização ambiental e importância da sustentabilidade”.

De acordo com a embaixadora institucional do Lixo Zero na Bahia, Priscilla Costa, nunca foi tão importante falar sobre dignidade, tema do evento. “Dignidade tem tudo a ver com o lixo zero. No momento em que tanto se discute a regionalização de aterros sanitários, existe outra solução na recuperação de dinheiro por meio da Economia Circular, ao invés de enterrar. Com o Sistema Lixo Zero, é possível gerar até 6x mais empregos, economizar recursos públicos e viver uma cultura de consumo consciente”, relata.

Para mais informações sobre a Semana Lixo Zero 2021 do Litoral Sul da Bahia, acesse https://linktr.ee/unalixozero .