O JORNAL DO RADIALISTA recebeu release neste sábado, 16/10, informando que logo após a primeira assembelia geral de fundação, nos próximos dias, será registrada em Cartório a LIGA ILHEENSE INDEPENDENTE DE FUTEBOL AMADOR E PRAIA, LIFA, que, com sua primeira diretoria formalizada, será filiada a FBF e Federação Bahiana de Futebol de Areia, ambas com sede em Salvador. Segundo seus organizadores, depois de sua legalidade com base no novo Código Civil, seguirá os ditames e autonomia que reza a CF e, especialmente  a legislação de desporto.

COPÃO DO MALHADO tem o incentivo e apoio do Vereador ilheense Gil Gomes (PV)

A LIFA terá como finalidade colaborar com o futebol amador de campo e areia do município de Ilhéus, realizando eventos esportivos, campeonatos e torneios na sede, interior e campos de areia e praia, criando oportunidades e incentivos ao esporte, principalmente colaborando com o poder público e fomentando iniciativas de lazer e promoção do jovem e desportistas ilheenses.

Elenco de 1975 do Esporte Clube Pontal: China é o quinto agachado (da esquerda para a direita).

Elenco de 1975 do Esporte Clube Pontal: Época em que o futebol amador existia de verdade e de qualidade.

Segundo os organizados da Liga Independente, os trabalhos de preparação do Estatuto já começaram e está sob a responsabilidade de advogados parceiros Convites estão sendo feitos à desportistas ilheenses e, todos os procedimentos vem acontecendo gradativamente sem alardes, inclusive não apenas o registro cartorial, como também posteriormente, CNPJ, conta bancária e concessão de título de utilidade pública, já que a LIFA trata-se de uma entidade de adminstração desportiva, com diretoria, associações filiadas e sem fins lucrativos.

Novos releases estarão sendo encaminhados para conhecimento da imprensa e interessados. Tudo será comunicado oficialmente à Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer do Município.